Secretaria de Educação realiza homenagem póstuma ao professor Orlando Moura

Euzivaldo Queiroz-Seduc (25)

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar realizou, nesta sexta-feira (22/12), uma emocionante homenagem a um dos educadores que contribuiu diretamente para o destaque do ensino bilíngue japonês-portugues no Estado, o professor Orlando Félix de Moura. Desta forma, o auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue (Eeti) Professor Djalma da Cunha Batista, onde o educador foi gestor e pedagogo por 23 anos, ganhou o nome de Orlando Félix de Moura. 

A homenagem contou com a presença do cônsul-geral do Japão, Masahiro Ogino, do professor de língua japonesa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ken Nishikido, representantes da Secretaria de Educação e a presença primordial dos familiares do professor Orlando. 


A professora de Língua Japonesa, Érika Tomioka, foi uma das profissionais incentivadas pelo gestor, enquanto esteve à frente da unidade de ensino. 

“Eu não gostaria de terminar esse ano sem a merecida homenagem ao professor Orlando, que teve um importante papel na minha vida profissional. Assim, pensamos em dar ao auditório o nome desse grande profissional, para que a cada evento mais e mais pessoas possam acompanhar um pouco da nossa homenagem ao Orlando”, explicou a professora Érika. 


Irmã do professor Orlando Moura, Linda Helena, explicou que apesar da dedicação do irmão à profissão e à educação, guarda dele os momentos de lazer e diversão entre a família. 

“O meu irmão era um visionário, inteligente e, também, uma pessoa adversa no âmbito familiar, pois era extremamente brincalhão e divertido, um pouco diferente da feição mais séria que exercia enquanto estava desenvolvendo as suas atividades na escola, na coordenadoria ou na Secretaria de Educação”, enfatizou a familiar. 

O gestor da EETI Djalma Batista, Luis Centurião, destacou a importância de manter a memória do profissional viva. “O nosso maior desejo é manter a memória dele, por isso é com muita satisfação e apreço que nos empenhamos em realizar essa pequena homenagem para sempre lembrarmos do professor Orlando, quando estivermos dentro da nossa escola”, finalizou o gestor. 


Sobre Orlando Félix Moura 

Com 29 anos dedicados à educação e ao serviço público, Orlando iniciou a vida profissional na Secretaria de Educação como pedagogo em 1994, na Escola Estadual Lila Borges de Sá. Em 1996, seguiu para Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Djalma Batista, onde atuou por 23 anos, como pedagogo e gestor. Saiu de lá para assumir a Coordenadoria Distrital de  Educação (CDE) 2, em 2019, onde atuou até o seu falecimento, em 2023. 

O educador foi um dos precursores do Ensino Bilíngue no Estado do Amazonas. Orlando era conhecido pela liderança que exercia, com muito amor e dedicação pela Educação. Com firmeza e inteligência, cativou centenas de profissionais que somaram, junto com ele, na história da sociedade amazonense.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar