160 professores da zona leste participam de encontro e discutem a ‘Democratização da Educação’

Com o objetivo de sensibilizar pais, professores e alunos para participar da 3ª Conferência Municipal de Educação que acontece em junho, a coordenadoria distrital de educação 05 promoveu na última quinta-feira (28) o encontro “Refletindo a construção do sistema nacional articulado de educação: um novo olhar sobre a democratização do acesso, permanência e sucesso escolar”.

O evento contou com a participação de mais de 160 educadores e pais de alunos. Na ocasião, também foram eleitos os nove delegados que devem representar o distrito na Conferência Municipal de Educação.

O professor e doutor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Luiz Carlos de Brito palestrou durante o encontro e comentou sobre a relevância do tema e da discussão no processo educacional. “Nós temos que fazer uma reflexão se a função da educação escolar está sendo cumprida”, comentou.

Para Brito a escola deve atender as especificidades de cada comunidade e localidade. “Todo cidadão tem o direito de entrar e permanecer na escola. Que esta instituição seja então uma espaço de formação e desenvolvimento de todos e por isso a toda população deve participar”, ressaltou.

Segundo a coordenadora pedagógica do distrito 05, professora Mary Jane Araújo, a Conferência deve basear e colocar em pauta, sugestões e articulações das escolas da zona leste de Manaus. “Encontramos um forma democrática de eleger nossos repesentantes e a palestra deve servir de apoio teórico durante as discussões da conferência”, comentou.

A Secretária de Estado de Educação Adjunta da Capital, professora Ana Falcão, participou do evento e ressaltou a relevância dos movimentos sociais no processo de construção da educação. “As conferências e encontros são oportunidades de mobilização e participação da sociedade, construindo, assim, um espaço democrático”, relatou.

Ana Falcão lembrou que a Conferência Municipal precede a Estadual e Nacional, onde devem ser discutidas políticas para educação no Amazonas e Brasil. “A Estadual acontece em novembro desde ano e a nacional em abril de 2010”, disse.