31 escolas participam dos Jogos Distritais da zona norte de Manaus

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de sua Coordenadoria Distrital 06, abriu oficialmente os jogos estudantis que reunirá no decorrer deste mês de maio as escolas públicas estaduais da zona norte de Manaus.

A cerimônia de abertura oficial dos jogos deu-se na última sexta-feira (dia 08 de maio) e foi realizada na quadra poliesportiva do Centro educacional Casimiro de Abreu, bairro Cidade Nova I. A cerimônia contou com a participação de 2 mil alunos e na ocasião, se apresentaram o grupo de dança da Aldeia do Conhecimento a fanfarra da escola estadual Ruy Alencar.

Conforme a coordenação Distrital, aproximadamente 66 professores e 1,1 mil alunos devem participar dos Jogos. Segundo a coordenadora do distrito, professora Emília Veloso, a iniciativa tem o objetivo de incentivar a prática de atividades desportivas, propiciando a criação de hábitos e atitudes saudáveis por parte dos alunos e professores. “A atividade física proporciona um bem estar físico e mental, contribuindo, assim, para a formação social do aluno”, afirmou.

A coordenadora do Distrito 06 explicou que além de todos esses benefícios, os jogos oportunizarão o intercâmbio entre as escolas. “O evento é uma confraternização social e esportiva”, disse Emília.

Durante os jogos, os alunos participarão de campeonatos nas modalidades de futebol de campo, futsal, voleibol e handebol.

A escola campeã do distrito 06 deve ser consagrada no dia 29 de maio e as equipes de cada modalidade que se posicionarem em primeiro e segundo lugar, além de receberem a premiação distrital, estão automaticamente classificadas para os Jogos Escolares do Amazonas 2009 (Jea´s).

Para a Secretária de Educação adjunta da Capital, professora Ana Falcão – que esteve presente na abertura dos Jogos – as competições incentivam a prática desportiva, a valorização da disciplina de educação física e dos profissionais que atuam nesta área. “Os jogos estudantis têm o objetivo de incentivar a participação dos alunos em atividades pedagógicas e mostrar a importância da prática esportiva no desenvolvimento do cidadão”, comentou.