4ª Feira de Matemática da CDE 1 promove interdisciplinaridade por meio das exatas

Eduardo Cavalcante_Seduc_Am (56)

A iniciativa contou com a participação de 21 escolas estaduais

Vinte e uma escolas estaduais participaram da 4ª Feira de Matemática, promovida pela Coordenadoria Distrital de Educação  (CDE) 1, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, nesta sexta-feira (30/08). Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio foram estimulados ao aprendizado de matemática de forma lúdica e divertida por meio de jogos, pesquisas e apresentações de resultados. 

Também com o intuito de promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias  criativas, a feira contou com a participação de estudantes da Educação Especial, com três escolas de atendimento específico. Com uma equipe de jurados composta por profissionais da Secretaria de Educação e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), os melhores trabalhos serão selecionados e representarão a coordenadoria na Feira Amazonense de Matemática.

A etapa estadual reunirá os projetos de escolas estaduais e municipais de todo o estado, em novembro. De acordo com a coordenadora adjunta dos Anos Iniciais da CDE 1, Sandra Vieira, a ação é apenas mais um foco durante o processo de realização dos trabalhos.

“Para eles, esse momento da feira é coroar toda uma trajetória de aprendizado. A apresentação deles aqui é a ponta. Antes, as feiras acontecem nas próprias escolas, é um caminho de contato direto com a matemática e sua interdisciplinaridade”, ressaltou Sandra.

Entre alguns dos trabalhos apresentados, estão a “Roleta de Multiplicação”, “Fração em Ação: Matemática no Cotidiano”, “Aprendendo Matemática com Tabuada e Jogo da Memória” e “Explorando as Conexões entre a Geometria e Nutrição na Pirâmide Alimentar”.

Para todas as idades

A 4ª Feira de Matemática da CDE 1 contou com quatro categorias, que terão classificados na Feira Amazonense. Representantes  dos Ensinos (Anos Iniciais e Finais) Fundamental, Médio e Educação Especial estarão no evento em novembro. Concorrente à categoria Ensino Fundamental 1 (1º  ao 5º ano), o aluno Benício Brandão, 11, falou como a geometria e a nutrição fizeram parte do seu trabalho. Ele cursa o 5º  ano na Escola Estadual (EE) Getúlio Vargas, zona sul de Manaus.

“É um jogo de tabuleiro, com dados e linha de chegada. Aprendi mais sobre as formas geométricas, elas estão em tudo. E estudei sobre, quando estava montando as perguntas que fazemos para os jogadores”, enfatizou Benício.

Já em outro momento na vida escolar, a aluna Sophia da Silva, 14, do 9º ano do Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano), do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), compartilhou sobre ter adquirido o gosto pela Matemática depois da preparação para a feira. Com o objetivo de estudar sobre astronomia, a discente percebeu que era possível entender a matéria de maneira mais simplificada. 

“Antes, eu achava que entender matemática e astronomia era coisa de gênio. Não é assim, tudo o que acontece segue uma lógica, e hoje consigo gostar de estudar sobre. Apresentamos sobre o sistema solar, as descobertas sobre ele ao longo da história e percebemos isso. Problemas complexos resolvidos com matemática básica”, destacou a aluna.

TEXTO: Luiggi Bacelar

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto