Gestores são instruídos quanto à inscrição de estudantes nos processos de seleção para a UEA

Em uma atividade de parceria, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizaram uma reunião técnica fornecendo aos gestores das escolas públicas estaduais da capital as informações necessárias para favorecer a inscrição de estudantes do ensino médio público nos dois processos de seleção para ingresso na Universidade Estadual: o vestibular convencional e o Sistema de Ingresso Seriado (SIS). A reunião aconteceu no auditório da reitoria da UEA e contou com a participação dos gestores escolares de todas as 220 escolas da Seduc de Manaus.

O objetivo principal da reunião foi disseminar informações relacionadas aos processos de inscrição e dirimir as principais dúvidas dos educadores. Tanto o vestibular convencional quanto o SIS abrirão suas inscrições no próximo dia 27 de agosto, estendendo-as até o dia 28 de setembro. Conforme informações da UEA, cerca de 60% das vagas oferecidas são destinadas a estudantes oriundos da rede pública estadual do Amazonas. Os editais para os dois certames podem ser acessados no portal www.uea.edu.br.

O diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, professor Edson Melo, explicou que a parceria firmada entre a UEA e a Seduc busca, por meio da socialização de informações, oferecer maiores oportunidades à comunidade estudantil. “Reunimos todos nossos gestores escolares para divulgar os editais e disseminar informações, objetivando um maior esclarecimento nas escolas. Para contribuir com o sucesso dos estudantes da rede pública nos certames, massificaremos as instruções recebidas e também planejaremos uma ampla capacitação docente, com foco no conteúdo cobrado nos vestibulares”, apontou.

De acordo com o coordenador do Vestibular da UEA, professor André Borges, o encontro foi planejado pensando em garantir aos estudantes o acesso às informações pertinentes aos processos de inscrição.  “Hoje, existem dois modos de ingresso em nossa universidade e os alunos precisam conhecê-los. Nosso objetivo é garantir o amplo acesso às inscrições e favorecer o sucesso de cada um deles nas avaliações”, relatou Borges, explicando que além dos encontros com gestores, equipes da universidade visitarão as escolas de ensino médio, divulgando e orientando as inscrições.

Sistema Integrado de Seleção

Chegando à sua segunda edição, o Sistema Integrado de Seleção (SIS)é uma das mais ágeis formas de ingresso na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Por meio do sistema, são aplicadas avaliações individuais ao final de cada um dos três anos do ensino médio e os estudantes que obtiverem maior pontuação na somatória das provas poderão conseguir vaga no curso de graduação desejado. O SIS, cujas inscrições começam no dia 27 de agosto, é disponibilizado para alunos regularmente matriculados no ensino médio da rede pública ou particular de ensino do Amazonas.

As inscrições no SIS deverão ser feitas através do site da UEA, com taxa de inscrição a R$ 30,00.

Vestibular convencional

A abertura das inscrições para o vestibular convencional da UEA também será realizada no período de 27 de agosto a 28 de setembro. Para o ingresso em 2013, a universidade oferecerá um total de 3.569 vagas para cursos de graduação, sendo 1.675 para unidades acadêmicas instaladas em Manaus, 1.730 para unidades acadêmicas do interior, além de 164 vagas destinadas especificamente para a população indígena. O Valor da taxa foi estipulado ao valor de R$ 35,00.

Nesta semana, no período de 6 a 10 de agosto, os candidatos interessados em solicitar a isenção das taxas, podem assim fazê-lo, entregando os documentos necessários, autenticados em cartório (ver edital) no prédio da reitoria da UEA. A lista de pessoas beneficiadas com a isenção do pagamento das taxas deve ser informada pela universidade 20 dias após o dia 10 de agosto.