Escolas estaduais de Manacapuru promovem mostra de gestão

Socializando seus projetos e apresentando à sociedade seus indicadores educacionais, as escolas públicas estaduais do município de Manacapuru (distante 84 Km de Manaus) realizaram na última semana a 5ª edição de sua mostra anual de gestão. O evento contou com a participação expressiva de estudantes e professores e foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de sua coordenadoria regional.

Contando com uma rede formada por 19 escolas públicas estaduais e 16.235 estudantes regularmente matriculados, Manacapuru tem se destacado pela aplicação de projetos educacionais que resultaram em indicadores positivos, tais como a redução do índice de evasão que em 2011 chegou a 8% entre os alunos do ensino médio e a 1% entre os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

De acordo com a coordenadora regional da Seduc no município, Laurinete Rodrigues, a mostra de gestão caracteriza-se como um ‘termômetro’ que mensura e apresenta a qualidade do ensino básico das escolas estaduais. “O evento é reflexo do trabalho de uma gestão participativa que traçou metas, criou estratégias de ensino e redimensionou conteúdos educacionais visando melhorias progressivas”, informou.

Indicadores educacionais e projetos escolares foram apresentados pelos próprios alunos

Disseminada pelo Governo do Estado por meio da Seduc e realizada em todos os municípios amazonenses a mostra de gestão é a forma encontrada pelo poder público para apresentar à sociedade as ações escolares, prestando contas dos investimentos em educação. Em Manacapuru, realizada pelo quinto ano consecutivo, a mostra teve como objetivo socializar junto à comunidade local os resultados com base nas metas alcançadas e no diagnóstico do rendimento escolar.

A metodologia utilizada para atingir os objetivos foi a visitação a cada uma das escolas, ocasião em que pais, familiares e comunitários puderam observar e avaliar os projetos desenvolvidos no decorrer do ano letivo em benefício do desenvolvimento dos mais de 16 mil alunos matriculados no município. Participaram do evento, a secretária de Educação Adjunta do Interior, Magaly Portela e o secretário Adjunto de Gestão da Seduc, Rossieli Silva.

Representantes da Seduc prestigiaram o evento, visitando as escolas estaduais

Como é tradicional nas programações realizadas em anos anteriores, a abertura do evento reuniu centenas de estudantes do ‘Parque do Ingá’ e foi seguida pela visitação às 19 escolas públicas estaduais.

Abertura do evento atraiu centenas de pessoas ao Parque do Ingá

Contando com 16.235 estudantes, a rede pública estadual de educação de Manacapuru é formada pelas escolas estaduais Nossa Senhora de Nazaré, André Vidal, Virgília Maddy, Castelo Branco, José Mota, Carlos Pinho, Leopoldo Neves, José Kallil, Regina Fernandes, Magnólia Ventura, Agra Reis, Jamil Seffair, Joaquim Coelho, José Seffair, Januário Santana, Gilberto Mestrinho, Nossa Senhora do Rosário, Eurico Gaspar Dutra e Mário Silva D´Almeida.

Gestores escolares participaram das atividades promovidas pela coordenação regional da Seduc