Escolas da rede pública estadual do Amazonas avançam no Ideb

As escolas da rede pública estadual de educação do Amazonas atingiram as metas de 2015 no Ideb, já na edição de 2011

As escolas públicas sob a gestão do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), apresentaram crescimento em todos os níveis de ensino na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aplicada pelo Ministério da Educação (MEC).

A meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), para o Amazonas, em 2011, é de 4.1 para os anos iniciais do ensino fundamental e a nota alcançada foi de 4.8. Para os anos finais, a meta era de 3.1 e o Amazonas atingiu 3.9. No ensino médio, a meta seria de 2.5 e a nota do Amazonas foi de 3.4. Todas as notas atingidas pelo Amazonas em 2011 estavam previstas pelo MEC para serem alcançadas somente para 2015.

Das 311 escolas de 1º. ao 5º. ano (anos iniciais) do ensino fundamental da rede estadual do Amazonas, 245 ultrapassaram as metas previstas pelo MEC para 2011, totalizando um percentual de 78%. E das 330 unidades de ensino de 6º. ao 9º. ano (anos finais) do ensino fundamental, 305 também ultrapassaram a meta da MEC para 2011, o que equivale a um percentual de 92%.

Entre os 27 Estados brasileiros, o Amazonas, entre as redes estaduais de ensino, ficou em 12º lugar nos anos iniciais do ensino fundamental, em 10º lugar nos anos finais do ensino fundamental e em 11º lugar no ensino médio. “É um avanço histórico, pois já estamos entre os 10 melhores Estados do Brasil com o melhor desempenho no Ideb”, comemora o diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), professor Edson Melo.

Entre as 10 melhores escolas públicas da rede estadual de ensino nos anos iniciais, quatro são de Manaus e seis do interior do Estado. A primeira colocada geral (capital e interior) dos anos iniciais é a escola estadual São Pedro, de Maués, com nota 7.2 no Ideb 2011 e a segunda colocada é a escola estadual Dom Bosco, de Eirunepé, com nota 7.1. A terceira colocada geral e primeira de Manaus é a Escola Estadual de Tempo Integral (ETI) Helena Araújo, que atingiu a nota 7.0 na edição de 2011.

Acompanhamento

A coordenadora regional de educação da Seduc em Maués, professora Elza Cardoso, conta que o primeiro lugar do Ideb alcançado pela escola estadual São Pedro, em seu município, foi devido a grande parceria que a escola tem com a família. “Foi uma vitória, pois nenhum dos nossos 1.468 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental desistiram da escola no ano passado”, comemora.
Elza Cardoso conta que, juntamente com a equipe pedagógica da escola, tem uma organização e planejamento, com monitoramento e acompanhamento constante dos estudantes. “Entregamos o calendário escolar com todas as atividades da escola aos pais ou responsáveis dos estudantes logo no início do ano”, relata.
Para Elza, a participação da família na escola é ponto fundamental para se estabelecer uma sociedade sadia. “A família é o núcleo fundamental para que os alunos tenham um aprendizado eficiente. Pais e responsáveis presentes estão incentivando e construindo, junto com a escola, uma vida adulta com valores, responsabilidade, com práticas sociais que serão fundamentais para seus filhos”, fala.
A escola estadual Helena Araújo, de Manaus, passou a ser do regime de tempo integral desde 2009 e conta com 143 estudantes do 1º. ao 5º. ano do ensino fundamental. A gestora da escola, professora Jucinorma Limonge de Lima, que está na administração da escola desde 2008, conta que o acompanhamento sistemático dos resultados pedagógicos aliado à participação da família, é a fórmula do sucesso da escola.

Ideb

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (5ª e 9ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação).

O Ideb foi criado em 2005 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Amazonas – Rede Estadual:

Anos iniciais do ensino fundamental (1º. ao 5º.)

3,3
3,7
4,1
4,7
4,5
4,8

Anos finais do ensino fundamental (6º. ao 9º.)

2,7
2,8
3,1
3,3