Governador Omar Aziz dá posse a Rossieli Silva como Secretário de Estado de Educação

O governador do Amazonas, Omar Aziz, destacou, na noite desta segunda-feira, o dinamismo e o compromisso do novo secretário estadual de Educação, Rossieli Soares Silva, com a política educacional do Estado. Omar Aziz, que presidiu a cerimônia de posse de Rossieli no Clube do Trabalhador do Sesi, no Coroado (zona leste), anunciou que está sendo finalizado termo de parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) para qualificação de professores.

“Rossieli é jovem e dinâmico. Foi nomeado por mim para a secretaria adjunta de Gestão (da Seduc), portanto tem pleno conhecimento sobre a organização dentro da Seduc, uma organização muito grande”, ressaltou o governador, que presidiu a solenidade acompanhado da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira-dama Nejmi Aziz, e do vice-governador, José Melo. A cerimônia foi transmitida para todos os municípios do Estado por meio do Centro de Mídias da Seduc.

Durante discurso, Omar Aziz também agradeceu o trabalho desenvolvido pelo ex-secretário da pasta, Gedeão Amorim, que, segundo ele, cumpriu uma etapa importante na evolução da educação no Estado. Ao destacar avanços na qualidade da educação, o governador enfatizou que as conquistas são resultado do esforço de cada gestor de escola e do comprometimento de cada professor da rede estadual de ensino. “Nossa meta é unificar esse pensamento por resultados melhores”.

Para o novo titular da Seduc, os principais desafios são elevar a outros patamares os bons resultados obtidos na rede estadual de ensino, com o objetivo de chegar a uma qualidade de educação de destaque nacional. “Esse é um compromisso do governador Omar Aziz com o qual estou completamente alinhado. Nossas principais metas são aumentar a educação de tempo integral, melhorar a formação de professores, melhorar a atratividade da carreira, inovando e avançando em nossas metas”, acentuou o novo secretário.

Em seu discurso de posse, secretário Rossieli Silva falou sobre o compromisso com a Educação de qualidade.

Na área de formação de professores, o governador Omar Aziz anunciou, durante a posse de Rossiele, uma nova parceria entre a Seduc e o Cetam para viabilizar a oferta de especialização aos professores da rede estadual de ensino. O objetivo é permitir que os docentes possam evoluir na carreira profissional dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria.

Entre as ações que serão ampliadas, o novo secretário destacou também o programa de reforço escolar “Criando Oportunidades”, que já atende mais de 11 mil alunos da capital e do interior. Lançado pelo governador Omar Aziz em 2011, o programa tem o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental com aulas extras de Língua Portuguesa e Matemática, oferecidas no contraturno escolar.

Rossieli destacou que o Amazonas tem sido referência nacional dentro das redes estaduais de ensino em crescimento no país, mas ponderou que há ainda muito o que avançar e que essa evolução deve ocorrer em conjunto com as redes municipais de ensino.

Governador Omar Aziz, primeira dama do Estado, Nejmi Aziz e vice governador José Melo participaram da cerimônia.

Durante a solenidade de posse, Omar Aziz anunciou que, a partir do ano que vem, o Governo do Estado vai dar um tablet para cada aluno que estiver cursando o 3º ano do Ensino Médio, para que tenham acesso a novas tecnologias. Ele destacou que a medida segue a política de ampliar a tecnologias inovadoras, que começou a ser implantada pelo Governo do Estado com o programa Professor na Era Digital.

O programa visa melhorar a qualidade das atividades escolares desempenhadas pelos professores da rede pública de ensino e já beneficiou 22 mil professores do Estado e outros 20 mil das escolas municipais, que receberam notebooks. Cada computador possui sistemas que ajudam na educação, como uma biblioteca digital.

Cerca de dois mil professores da capital e do interior participaram da cerimônia.

Perfil:

Rossieli Soares da Silva, 34 anos, é advogado e ingressou na Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) em 2008, exercendo primeiramente o cargo de diretor do Departamento de Planejamento (Deplan).

A frente do Deplan, implantou importantes projetos de estruturação das políticas públicas educacionais do Estado, como o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), que permite o monitoramento do desempenho individual e coletivo dos estudantes e o programa “Professor na Era Digital”, no qual 44 mil professores das redes estadual e municipais de ensino em todo o Estado foram beneficiados com notebooks.

Secretário da Seduc, Rossieli Silva, durante a assinatura do termo de posse.

Em 2011, Rossieli coordenou o maior concurso público realizado pelo Governo do Amazonas na área da educação. O certame ofereceu 7.703 vagas para Manaus e todos os demais 61 municípios do Estado.

Em outubro de 2011 passou a ocupar o cargo de diretor do Departamento de Infraestrutura e Assessoria Estratégica e em abril deste ano assumiu o cargo de secretário Executivo Adjunto de Gestão da Seduc.

Rossieli é casado e pai de um filho.

Autoridades de diversos segmentos prestigiaram a solenidade realizada em Manaus.