Seduc convoca escolas particulares para preenchimento dos dados do censo escolar

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) solicita de todas as escolas privadas e públicas municipais do Amazonas, o preenchimento dos dados referentes à situação escolar dos alunos matriculados em 2012, que devem ser enviados ao Ministério da Educação (MEC), até o próximo dia 15 de março. Os dados são coletados anualmente e utilizados para conferir a eficiência e o desempenho escolar dos estudantes por meio do módulo de ‘Situação do Aluno’.

O processo de coleta de dados teve início, pela Seduc, no último dia 1º de fevereiro com a abertura do módulo de ‘Situação do Aluno’ no sistema nacional Educacenso que registra a entrada de dados de rendimento e movimento escolar (aprovados, reprovados, abandonos e transferências) dos estudantes declarados ao Censo Escolar 2012 que correspondem a 1.203.538 alunos do Estado.

“A data limite para o envio dos dados por parte das escolas é 15 de março de 2013, exceto para a rede estadual, nas quais o trabalho já foi realizado por meio de migração de dados da base do Sistema de Gestão Escolar (Sigeam) para o MEC/Inep e concluído no dia 24 fevereiro”, explicou a gerente de Estatística da Seduc, Silvana Moraes.

Após esses procedimentos, explica Silvana Moraes, os dados serão divulgados no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a conferência dos gestores municipais e estaduais que poderão acessar os relatórios por escolas no módulo ‘Situação do Aluno’ no Sistema Educacenso, que estarão disponíveis a partir de 25 de março de 2013.

As instituições poderão corrigir os dados até 10 de abril e a partir de 22 do mesmo mês serão divulgados os relatórios por escola no módulo ‘Situação do Aluno’ contendo os dados finais de rendimento e movimento escolar 2012.