Seduc realiza jornada pedagógica com a participação de 1,8 mil professores

Objetivando fornecer subsídios aos docentes, orientando-os para uma ação pedagógica cada vez mais eficaz, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou no período de 4 a 22 de fevereiro uma jornada pedagógica abrangendo 1.801 professores que atuam em comunidades rurais do Amazonas.
 
Com o tema “Jornada de Aprendizagem Colaborativa para Educação com Mediação Tecnológica” o ciclo de formação foi organizado pelo Centro de Mídias de Educação e por meio de sistema de teleconferência atendeu a educadores que atuam no programa de ensino presencial com mediação tecnológica, o qual beneficiará aproximadamente 38 mil estudantes em 2013.  
 
Palestras, mesas redondas e videoconferências fizeram parte da capacitação oferecida pela Seduc aos docentes, buscando orientá-los sobre os procedimentos didáticos e metodológicos do ensino presencial com mediação tecnológica. Também foram abordados tópicos relacionados aos recursos tecnológicos e de produção de mídias de aprendizagem.
 
Antecedendo à abertura do ano letivo do Centro de Mídias, programada para 5 de março, a formação foi aplicada em duas modalidades: aos professores que atuam nas comunidades rurais ela aconteceu em formato de videoconferência atendendo a 303 professores do ensino fundamental, 1.404 do ensino médio e 94 da Educação de Jovens e Adultos e aos professores ministrantes – que lecionam a partir dos estúdios do Centro de Mídias – em videoconferência e atividades presenciais, conforme explicou a coordenadora adjunta do Centro de Mídias, professora Irene Alves.
 
Segundo os coordenadores da jornada, a programação foi organizada com antecedência e coletivamente, envolvendo equipes da assessoria pedagógica, da equipe técnica de produção audiovisual, da coordenação adjunta, além dos professores presenciais e ministrantes. O evento formativo também teve a colaboração do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan/ Seduc), da Fundação Roberto Marinho e da Gerência do Ensino Médio da Seduc.
 
Segundo a professora Linda Esmeralda, que também é coordenadora adjunta do Centro de Mídias, a jornada pedagógica é uma das ações do Centro de Mídias que alia tecnologia de ponta aos princípios de educação à distância, possibilitando a transmissão via-satélite de aulas ao vivo para mais de duas mil localidades rurais, abrangendo todos os 62 municípios do Amazonas.
 
“A jornada é oportunizada para capacitar os professores, atualizando-os acerca das novas interfaces de comunicação e dos equipamentos utilizados durante as aulas. Além desta atividade, no decorrer do ano são oferecidas demais formações”, informou Esmeralda, destacando que o Centro de Mídias é uma estratégia educacional de grande impacto, com alto índice de satisfação dos alunos que dele usufruem.