Seduc capacita educadores para o desenvolvimento do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Estado do Amazonas (Ufam) iniciaram nesta semana a formação de 105 “Orientadores de Estudo” de professores dos três primeiros anos do I Ciclo e de turmas multisseriadas do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. A atividade faz parte do conjunto de ações que a Seduc se propôs a executar no Estado, com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Iniciada na última segunda-feira a formação se estenderá por cinco dias e dela participam profissionais dos municípios de Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Maués, Nhamundá, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucuribuaba. Dos 105 profissionais que integram esse grupo, 18 são da rede estadual e 87 trabalham da rede municipal de ensino.

Desde julho de 2012, Estados e municípios vêem assumindo o compromisso com o Ministério da Educação (MEC) de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc (Deppe), Edson Melo, afirma que a falta de formação adequada dos professores que trabalham na educação básica é um dos obstáculos à alfabetização na idade certa. “No Brasil, o professor que atua do 1º ao 5º, por exemplo, tem que lecionar Língua Portuguesa, Matemática e Ciência. Então, ele tem que ter muita formação para ter domínio nessas áreas”, lembra o diretor do Deppe.

Além da necessidade de uma formação inicial e continuada de qualidade dos professores, a coordenadora adjunta do PNAIC pela Ufam, Clotilde Tinoco Sales, pontua também o contexto social dos alunos e a falta de metodologias de ensino adequadas como barreiras à alfabetização antes dos oito anos de idade. “São muitas as implicações. Uma delas é o contexto social da criança, que não tem muito acesso à leitura. Outra questão está voltada para a metodologia do professor”, comenta Clotilde Tinoco.

O grupo que iniciou a formação nesta segunda-feira, composto por profissionais (professores e pedagogos) de 20 municípios, é o segundo de um total de quatro grupos que vão participar das ações de capacitação realizadas ao longo deste mês no campus da Ufam, em Manaus.

Ao retornarem aos seus municípios, os 105 professores e pedagogos assumirão o papel de orientadores, transmitindo o que aprenderam aos colegas que trabalham com alunos dos três primeiros anos do I Ciclo e de turmas multisseriadas do Ensino Fundamental.

A secretária executiva adjunta pedagógica da Seduc, Magaly Portela Régis, que recebeu os orientadores na sede da Seduc, parabenizou os profissionais por aceitarem o compromisso de trabalhar pela melhoria do ensino nos anos iniciais da educação básica. “Desejamos que essa capacitação seja bastante exitosa e que, ao retornarem para os nossos municípios, vocês possam levar esse conhecimento para os nossos colegas. Vocês sabem que é uma tarefa difícil, mas que todos aqui podem realizar”, disse Magaly.

Professora Irene Michilis, de Maués, se diz otimista quanto à proposta pedagógica do Pacto Nacional.

Professora Irene Michilis, de Maués, se diz otimista quanto à proposta pedagógica do Pacto Nacional.

Prática Pedagógica

Professora há 16 anos em Maués, Raimunda Irene Michiles, 48 anos, mostrou-se otimista com relação ao que a prática pedagógica dela e dos colegas no município pode melhorar com o conhecimento que vai adquirir nos cinco dias de capacitação. “Acho que essa capacitação que nós vamos fazer vai ser muito positiva para o nosso município”, comentou a professora.

Raimunda contou que conciliar numa mesma sala os diferentes níveis de conhecimento entre alunos das zonas rural e urbana de Maués é um desafio para os professores da rede municipal. “Muitas crianças que vêm de escolas da zona rural sentem um impacto quando chegam a uma escola na cidade, onde as crianças começam estudar agora desde os três anos”, disse a professora.

Clotilde Tinoco, da Ufam, informou que a capacitação envolve temas diversos: da alfabetização infantil ao planejamento pedagógico.

Clotilde Tinoco, da Ufam, informou que a capacitação envolve temas diversos: da alfabetização infantil ao planejamento pedagógico.