Em parceria com graduandos da UEA, escola da rede pública estadual promove feira de Geografia

IMG_5121

A escola estadual Ângelo Ramazzotti com o apoio de graduandos do curso de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou nesta semana sua I Feira Geográfica. A proposta objetivou favorecer a pesquisa no âmbito escolar e fez parte das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Segundo o corpo docente da escola, a feira teve como intuito propor aos alunos do ensino médio, a investigação de conteúdos referentes ao Estado do Amazonas e, em especial a cidade de Manaus, em seus múltiplos aspectos.

Além de favorecer aos professores pibidianos e aos alunos do ensino médio a investigação na área de Geografia, a feira estimulou a organização, o dinamismo e o despertar da atenção aos interesses da comunidade escolar em relação à geografia no cotidiano.

A coordenadora do subprojeto, professora Marcela Mafra, afirma que iniciativas como essas, são de suma importância para todos os envolvidos. “Para os graduandos, é uma oportunidade de aprimorar e testar alternativas metodológicas que estão aprendendo na universidade visando contextualizar e conectar os conteúdos da sala de aula à vida cotidiana dos alunos” comentou.

Durante a exposição, os alunos da escola estadual Ângelo Ramazzotti apresentaram pesquisas ligadas a temas regionais e teceram reflexões sobre assuntos indicados pelos professores. Cada turma foi estimulada a buscar e compreender a realidade local com um olhar crítico, objetivo e fundamentado em pesquisas sólidas e confiáveis.

Com esse ideal o aluno do 2º ano do ensino médio, Rafael Beckman da Silva, contou que seu o desempenho escolar melhorou bastante depois que a escola passou a desenvolver projetos como este, no qual os alunos são orientados a realizar pesquisas. “Com projetos como este do Pibid, temos a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendemos na teoria. Dessa forma, o conteúdo passa a ser compreendido com mais facilidade. O resultado são as boas notas no final de cada bimestre”, disse ele.

Pibid

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica e concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvida por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas da rede pública de ensino.

Os projetos desenvolvidos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Integrando a comunidade acadêmica de universidades com os estudantes da educação básica, o Pibid tem possibilitado a realização de trabalhos significativos, ligado a questões de envolvimento e mobilização dos alunos, associado a um trabalho intencional de professores e bolsistas com vista a favorecer uma compreensão melhor do mundo e dos lugares.