Rede estadual de Boca do Acre reduz evasão de 5,9% para 4,5%

Com três das dez escolas donas do título “Escola de Valor”, a Coordenadoria Regional de Educação (CDE) do município de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus) apresentou, nesta quarta-feira (12), a evolução dos índices educacionais da rede estadual de ensino do município, que conta atualmente com 4 mil alunos, aproximadamente. O trabalho faz parte da Mostra de Gestão 2013 realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Para a coordenadora regional de Boca do Acre, Antônia Camurça, o desempenho das escolas estaduais no município está dentro das metas estabelecidas pela Seduc. “Temos contado com um esforço muito grande dos gestores das escolas, e isso tem refletido positivamente nos resultados”, elogiou Antônia. A rede estadual de ensino do município conta com 10 escolas.

De acordo com dados da CDE de Boca do Acre, em 2011, do total de alunos matriculados, 91,6% foram aprovados no final do ano. Em 2012, o índice de aprovação das escolas do município subiu para 93,4%. No mesmo período, as unidades de ensino reduziram o número de alunos que abandonaram a escola. Em 2011, o índice de abandono era de 5,9%. No ano seguinte, o número caiu para 4,5%.

A coordenadora adjunta pedagógica da CDE de Boca do Acre, Ana Angélica Soares, disse que a queda no número de alunos que abandonam a escola é uma grande conquista, mas ressaltou que ainda é possível melhorar. “Um dos maiores desafios que temos, principalmente no ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), é o de trazer os alunos para sala de aula. Temos trabalhado para conscientizá-los sobre a importância dos estudos”, disse Ana Angélica.

A escola estadual Coronel José de Assunção é umas das unidades de ensino vencedora do prêmio “Escola de Valor”, criado pela Seduc. Sob a administração do gestor Samuel Alves da Mota, a escola já levou a premiação em todas as categorias. “Isso mostra o quanto a gestão da escola tem sido comprometida com o ensino”, avalia Antônia Camurça.

Antonia Camurça, coordenadora de Boca do Acre

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola Coronel José de Assunção, no 9º ano do ensino fundamento, nos anos de 2009 e 2011, foi 5. Bem acima das metas estabelecidas, que eram 3 e 3,3, respectivamente.

O Índice de Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Ideam) da CDE de Boca do Acre, que é um indicador de qualidade do ensino de Língua Portuguesa e Matemática nas escolas da rede estadual, em 2008 foi de 28,8%, e em 2010 saltou para 40,5%.

Pelo avanço apresentados pelas escolas, a secretária executiva adjunta do interior, Oceania Rodrigues Dutra, disse que a mostra de gestão da CDE de Boca do Acre foi um momento de celebração. “O desempenho do município é muito bom, com 90% das escolas apresentando crescimento. Todas as escolas vivem um momento especial”, destacou a secretária.

Secretária executiva adjunta do interior, Oceania Rodrigues Dutra, disse que a mostra de gestão da CDE de Boca do Acre foi um momento de celebração