Seduc realiza capacitação em Matemática para mais de 400 professores do interior do Amazonas

Capacitação é transmitida via satélite para os 61 municípios do Amazonas (1)

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início na última segunda-feira (08) a um curso de formação em Matemática direcionado a 468 professores que lecionam nas escolas públicas estaduais do interior do Amazonas que oferecem o 5º ano do ensino fundamental. A formação está sendo transmitida do Centro de Mídias da Seduc para os 61 municípios do Estado e se estenderá até a próxima quarta-feira.

A capacitação trabalha com conteúdo, metodologia e descritores de Matemática, visando subsidiar os professores do 5º ano para que possam fazer uma intervenção pedagógica, buscando melhorar o ensino e a aprendizagem. A mesma formação já foi aplicado para professores que atuam em Manaus.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, abriu a formação. Segundo ele, o curso oportunizará o debate entre os professores sugerindo metodologias eficientes para o ensino da Matemática na rede pública.

“Nesses três dias de capacitação os professores poderão aprimorar suas metodologias e refletir sobre formas eficientes de transmitir o conteúdo aos alunos. Ressaltamos que a capacitação foi ampliada para a participação de professores municipais, pois sabemos que os estudantes que hoje fazem parte destas redes, futuramente farão parte da rede estadual e, por isso, fazemos questão de compartilhar este momento de debate e aquisição de novos conhecimentos”, informou o secretário, destacando que o curso busca valorizar os saberes dos profissionais da educação do Amazonas.

O curso transmitido a partir do Centro de Mídias é ministrado por sete professores do Grupo de Trabalho em Matemática organizado pela Seduc. No total, serão capacitados 468 profesores do interior, os quais atuam diretamente com a formação escolar diária de 12.969 estudantes. A formação é uma ação, também, da secretaria adjunta pedagógica da Seduc.

Um dos coordenadores da formação, professor Eriberto Façanha, frisou que o curso atenta para a necessidade de preparar os estudantes para o desempenho satisfatório em avaliações como a do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam). “A avaliação é um instrumento precioso e durante a formação vamos sugerir aos professores a análise dos dados do Sadeam”, disse.

Conforme dados da Gerência de Avaliação de Desempenho da Seduc, o retrospecto dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental no último Sadeam (2012) indica que a média de proficiência em Matemática é “197,9”, o que corresponde o nível básico, em uma escala que tem o padrão de desempenho classificado como: abaixo do básico, básico, proficiente e avançado.

De acordo com o secretário Rossieli Silva, para a realização do curso a Seduc identificou 204 escolas (1º ao 5º) do interior com índices abaixo do básico, após a análise desses dados a Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica decidiu realizar a capacitação.

“Com o curso a Secretaria espera superar esses índices. Por meio do aprimoramento das aulas e da discussão metodológica, esperamos encontrar um caminho para que o aluno aprenda e fixe o conteúdo,” concluiu o secretário.