Escolas estaduais de Presidente Figueiredo divulgam seus indicadores educacionais

1

Com uma rede formada por 2.393 estudantes, as escolas públicas estaduais do município de Presidente Figueiredo (distante 107 Km de Manaus) apresentaram na última sexta-feira (20) seus projetos e indicadores educacionais à comunidade local. O conjunto de informações foi divulgado durante a 3ª Mostra de Gestão Escolar organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no município.

Confira mais fotos da Mostra de Gestão de Presidente Figueiredo (Clique Aqui)

O evento realizado pelo Governo do Estado por meio da Seduc em todas as localidades do Amazonas busca fortalecer a relação entre escola e comunidade por meio da prestação de contas dos investimentos públicos no setor de educação. O evento também oportuniza aos professores e gestores uma auto-avaliação dos projetos desenvolvidos a partir da análise dos indicadores de cada escola.

Em Presidente Figueiredo a 3ª Mostra de Gestão foi acompanhada e prestigiada pela secretária de Educação Adjunta do Interior, Oceania Rodrigues Dutra, que visitou as duas escolas estaduais do município, além da unidade educacional da Seduc em funcionamento do Distrito de Balbina.

2

A primeira escola a apresentar seus projetos e indicadores e a receber a visita técnica da comitiva da Seduc foi a escola estadual Maria da Luz Calderaro. Administrada pela gestora Terezinha de Jesus Villas Boas Babosa, a escola trouxe para a Mostra o tema Educação e Saúde e expôs projetos como o “Tendências Internacionais em Educação Matemática” integrante do Programa Ciência na Escola (PCE) e que é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Ao desenvolver este e outros projetos, tais como o de Fanfarra Escolar, o de Combate à Dengue e Canguru Sem Fronteiras, este último organizado nacionalmente em conjunto com as Olimpíadas Brasileiras de Matemática a escola tem investido na criatividade para garantir a aprendizagem com qualidade a seus alunos.

Por conta destes projetos e demais ações aplicadas pelo corpo discente da instituição, a escola Maria da Luz Calderaro conseguiu avanços significativos em seus indicadores. O índice de reprovação no ensino fundamental (6º ao 9º ano), por exemplo, foi reduzido de 7,28% em 2011 para 3,99% em 2012. No mesmo período o índice de reprovação no ensino médio foi reduzido de 5,7% para apenas 2,6%.

3

A escola estadual Presidente Figueiredo também foi visitada pela comitiva da Seduc divulgando seus indicadores. Demonstrando um salto de qualidade nos últimos anos a escola aumentou seu índice de aprovação no ensino fundamental (6º ao 9º ano) que avançou de 92,5% em 2011 para 93,3% em 2012.

Sob a direção da gestora Edilene Reis Coelho a escola estadual Presidente Figueiredo aproveitou o ensejo de sua Mostra de Gestão para apresentar seus principais projetos à comunidade. Dentre eles: “Cuidando do Meio Ambiente”, “Hora Cívica” e “Ciência na Escola”.

Com o tema “Histórias e Memórias”, os estudantes da escola expuseram os indicadores da instituição por meio de apresentações culturais envolvendo música, dança e teatro.

Pertencente ao município de Presidente Figueiredo, o Distrito de Balbina (distante 118 Km de Manaus) também foi visitado pela comitiva da Seduc que acompanhou a exposição da Mostra de Gestão da escola estadual Balbina, que tem como gestora a professora Adelaide Chaves. No evento, os estudantes divulgaram projetos como o “Sustentabilidade”, que envolve a coleta seletivo de lixo.

Para exemplificar a praticidade do projeto, os estudantes promoveram um desfile com roupas confeccionadas a partir de material reciclado.