Professores são capacitados para disseminar a educação fiscal nas escolas públicas estaduais do Amazonas

Capacitação (2)

Com o objetivo de levar aos estudantes da rede pública do Amazonas orientações sobre a educação fiscal, traduzida pela necessidade da cobrança de notas fiscais na ocasião das compras, no zelo pelos patrimônios públicos e na fiscalização dos investimentos, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) lançaram nesta semana a etapa 2013 do programa “Disseminadores da Educação Fiscal”. O programa teve início com a capacitação de 200 docentes.

O curso é direcionado a professores de todas as zonas da cidade de Manaus, tem carga horária de 120h – somando aulas presenciais e conteúdo online – e é dividido em cinco módulos, sendo eles: ‘Educação Fiscal no Contexto Social’, ‘Estado e Sociedade’, ‘Sistema Tributário Brasileiro’, ‘Gestão Democrática dos Recursos Públicos’ e ‘Elaboração de Projetos’.

Segundo a representante da Seduc e uma das coordenadoras do programa, professora Tânia Moço, a partir deste curso os educadores da rede pública serão instruídos a disseminar os saberes adquiridos junto à comunidade estudantil. “Capacitaremos os docentes para que eles possam compreender a importância da educação fiscal, estudar maneiras de comunicá-la e, sobretudo, encontrar maneiras de disseminá-la junto aos estudantes”, explicou.

Tânia Moço informou ainda que, na ponta do processo, para assegurar um melhor entendimento aos estudantes, a coordenação do programa disponibiliza cartilhas ilustradas e material informativo às escolas, editados com linguagem apropriada para atender ao público infanto-juvenil.

Cartilhas explicativas são encaminhadas às escola.

Cartilhas explicativas são encaminhadas às escolas.

Participando da solenidade de início da formação, realizada nesta semana no auditório do Centro de Formação Padre José de Anchieta/Seduc, o representante da Sefaz, Afonso Mauro, ressaltou que a educação fiscal é imprescindível para o desenvolvimento efetivo do Estado. “É importante que cada cidadão conheça os mecanismos tributários e entenda, por exemplo, que a exigência das notas fiscais no ato da compra é a garantia de investimentos em prol da sociedade”, citou.

No Amazonas, o programa de Educação Fiscal é desenvolvido nas escolas públicas estaduais desde o ano de 2005 e já capacitou aproximadamente mil professores. Desenvolvido nacionalmente pelos Ministérios da Fazenda e da Educação, a iniciativa busca difundir a importância do conhecimento acerca da contribuição tributária. No Amazonas as ações educativas são empregadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da informação (Semef) e Receita Federal.