Alunos de Marketing da Escola Estadual Sebastiana Braga visitam o Cemeam

Alunos de Marketing visitam CEMEAM_Fotos-Eduardo Cavalcante_Seduc_Am (9)

Alunos da Escola Estadual (EE) Sebastiana Braga, na Cidade Nova, zona norte, realizam uma visita guiada à sede do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), na Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, nesta segunda e terça-feira (16/07 e 17/07). Ao todo, participam da ação mais de 50 alunos, estudantes da 2ª série do Ensino Médio, do curso técnico de Marketing, previsto no Novo Ensino Médio (NEM). 

Com o objetivo de mostrar as especificidades do Ensino Mediado aos estudantes, a equipe do Cemeam fez um ‘tour’ pelo Centro, que incluiu visita à sala dos professores, aos estúdios e à sala de equipamentos utilizados na transmissão das aulas. 

“Essas visitas são importantes para que os alunos conheçam a realidade e a rotina de trabalho dos professores, que fazem o Ensino Mediado acontecer. Nós atendemos, muitas vezes, estudantes de realidades diferentes dos que hoje nos visitam e, aqui, eles podem enxergar que existem muitas maneiras de fazer educação”, declarou o representante do setor de Parcerias Externas e Internas do Cemam, Lucas Maciel. 

A aluna Letícia Paulino, 16, contou que a experiência foi única para ela e para toda turma. Ela destacou que os colegas não tinham dimensão da atuação do Cemeam. 

“O que mais nos chamou atenção foi a aparelhagem que o Cemeam tem. Nós não tínhamos noção que era grande dessa maneira, como vimos aqui. Eles alcançam todo o estado. Isso é impressionante”, ressaltou a estudante. 

Marketing

Localizada na zona norte de Manaus, a EE Sebastiana Braga é uma entre 22 escolas da rede estadual que possuem o Marketing como opção de curso técnico para o NEM. No total, são mais de 1,4 mil alunos que realizam esta modalidade de Ensino Técnico. 

De acordo com a supervisora do curso, professora Shirley Freitas, as aulas ocorrem por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). 

“Por conta da parceria, os professores do ensino técnico, que vão para as escolas, são cedidos pelo Cetam. Durante os cursos, que normalmente contam com seis módulos, os docentes precisam ministrar 8 horas semanais para os alunos. Neste curso de Marketing, os alunos aprendem sobre fundamentos, comportamento do consumidor, direito do consumidor e etc”, destacou. 

NEM

Além do Marketing, a Secretaria de Educação também oferece outros nove cursos técnicos para mais de 12 mil estudantes da rede estadual. Os alunos já estão, desde o início do ano, desenvolvendo atividades nos cursos de  Enfermagem, Logística, Administração, Finanças, Serviços Públicos, Rede de Computadores, Multimídia,  Informática e Agricultura Familiar. 

Os cursos são ministrados em formato de módulos e, normalmente, possuem 2 anos de duração, entre a 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Atualmente, mais de 190 escolas da rede estadual de ensino contam com a oferta do Ensino Técnico, em 59 municípios do Amazonas. 

Para ampliar o leque de cursos oferecidos, a Secretaria de Educação também firmou parceria, por meio do programa Qualifica Mais, com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), que disponibiliza professores para as aulas de Agricultura Familiar. 

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar