Professores do projeto Conquistar visitam escolas da rede estadual

Educação_Projeto Conquistar_Euzivaldo Queiroz-Seduc (50)

Cinco escolas receberão, presencialmente, a equipe do Centro de Mídias que desenvolvem o projeto de recuperação e o ensino-aprendizagem

Durante um mês, cinco escolas da rede estadual de ensino em Manaus receberão a visita da equipe do projeto “Conquistar”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam). Criado em 2018, o projeto é voltado para a recuperação e o ensino-aprendizagem dos alunos que estão no Ensino Médio do Ensino Regular e na 11º etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O objetivo da visita é levar para as escolas, um pouco da experiência que os professores tiveram dentro do estúdio, ao participar do projeto, para seus alunos na sala de aula.  A primeira escola a receber a equipe do projeto “Conquistar” foi a Escola Estadual (EE) Maria da Luz Calderaro, localizada no bairro Redenção, zona centro-oeste de Manaus.

A gerente de mídias e conteúdos digitais do Cemeam e uma das responsáveis pelo projeto, Sabrina Araújo, contou que esta é a primeira vez que a equipe sai dos estúdios do Cemeam e vai, fisicamente, para as escolas.

“Este ano, abrimos um convite aos professores e as escolas para eles se candidatarem e experimentarem esse processo de produção de aula televisiva”, contou a gerente.

Disponível no canal 2.3 da Tv Encontro das Águas, na plataforma e no canal do Youtube do projeto, o “Conquistar” busca revisar conteúdos curriculares e preparar os estudantes para avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Processo Seletivo Contínuo (PSC), o Sistema de Ingresso Seriado (SIS), entre outros.

O projeto conta atualmente com mais de nove temporadas que são exibidas de segunda a quinta a partir das 11 horas da manhã.

Encontro e Reencontros

A primeira professora a ter sua escola e sua turma visitada foi a professora de Língua Portuguesa e Literatura Waldeci Manfredo. A professora participou de quatro episódios da websérie da temporada “Em Alta”, que está atualmente sendo exibida na televisão, e os estudantes puderam acompanhar em sala a exibição do episódio “Dicas”.

Essa participação foi bastante especial, não apenas para a professora como também para a equipe, já que durante o processo de gravação ela pode reencontrar duas de suas ex-alunas que atualmente fazem parte do projeto Conquistar e do Cemeam.

Waldeci contou que foi uma surpresa gratificante, já que durante o seu processo de inscrição ela não sabia que suas ex-alunas participavam do projeto e veio a descobrir no momento que começou a gravar os episódios.

“Eu estou muito feliz porque nesse projeto eu pude reencontrar duas alunas minhas, a professora Kaellen e a professora Carol. Meu coração se encheu de felicidade, esse projeto faz com que a gente tenha muita alegria, porque além de ensinar nossos próprios alunos, temos a oportunidade de conhecer novos por meio da tela”, disse a professora.

Yasmin Cordeiro, de 17 anos, é uma das atuais alunas da professora Waldeci. A estudante compartilhou a experiência de ver a sua professora ali no estúdio, podendo ensinar para outros alunos. Ela contou que o episódio também foi uma forma de revisar o conteúdo que eles já tinham visto em sala com a professora.

“Eu me senti muito orgulhosa por ela estar participando. É muito legal ver nossos professores conquistando objetivos tão altos. Ela é uma professora muito querida e organizada, podemos dizer que é nossa professora preferida e temos muito orgulho dela”, contou a aluna.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar