Em Parintins e com show do padre Fábio de Melo, Seduc realiza o evento de encerramento das Mostras de Gestão das escolas estaduais

1

Educadores de todos os municípios amazonenses estiveram em Parintins no dia 30 de setembro, para participar do encerramento das Mostras de Gestão das Escolas Estaduais do Amazonas. O evento de encerramento aconteceu no Bumbódromo da cidade, sendo finalizado com o show do padre Fábio de Melo, cuja mensagem principal foi a valorização da Família.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Silva, estiveram em Parintins, juntamente com os sete coordenadores distritais de Manaus e os 61 coordenadores regionais de educação de todo o Estado.

Aproximadamente 16 mil pessoas participaram do evento no Bumbódromo – público este formado por estudantes, educadores, servidores da educação e pais -, e de aproximadamente 30 mil pessoas na Praça dos Bois, local em que foi realizada a transmissão ao vivo da Mostra de Gestão.

A Mostra de Gestão é uma atividade realizada anualmente pela Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) e tem o objetivo de socializar com a comunidade os resultados educacionais obtidos em cada unidade de ensino ao longo do ano. Com a ajuda das coordenadorias distritais e regionais, escolas do interior e da capital reúnem seus números, mobilizam alunos, e apresentam cada uma a sua maneira, não só o que já foi alcançado, como também as metas para o ano letivo vigente.

Em Mostra de Gestão, indicadores e projetos escolares foram apresentados à sociedade.

Parintins foi o primeiro município a realizar a Mostra de Gestão Escolar, em 2005 e neste ano, também de forma inovadora, estará abrigando o encerramento da mostra de gestão de todos os municípios amazonenses, com um grande evento no Bumbódromo.

O tema desta mostra é “Família: A base da Educação”. O secretário da Seduc, Rossieli Silva, destaca que a família e a escola formam uma equipe. “Inúmeras dificuldades são postas na educação, hoje. Aproximar a escola da família, a comunidade vir para dentro da escola, este é um ponto primordial. A educação formal é da escola, mas sozinha não forma o caráter do ser humano. E a família, vindo para dentro da escola, traz uma série de benefícios. Esse é um grande desafio e também é a solução”, destaca Rossieli.

Secretário da Seduc, Rossieli Silva, prestigiou a Mostra de Gestão de Parintins e reuniu-se com alunos e professores.

No encerramento da Mostra, estudantes e educadores das escolas estaduais de Parintins prepararam um grande show, como as escolas Araújo Filho, Senador João Bosco Ramos de Lima, Pestalozzi e Padre Paulo Mana. O evento foi finalizado com o show do padre Fábio de Melo

Parintins

A Coordenadoria Regional de Educação de Parintins vem realizando a sua Mostra de Gestão Escolar desde o dia 27 de setembro. Com o tema “Mostra de Gestão: viabilizando estratégias, otimizando resultados de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais de Parintins”, as 18 escolas estaduais da zona urbana e as duas da zona rural do município apresentaram seus indicadores de qualidade (aprovação, reprovação e abandono), socializando com a comunidade os resultados das metas atingidas e prestando contas de seus gastos e atividades.

Padre Fábio de Melo

“Nós padres, lidamos diretamente com a dimensão mais bela da vida das pessoas e saber que de alguma maneira, eu entrei na vida de alguém e deixei ali uma marca positiva, eu me realizo como gente. Creio também no poder da comunicação religiosa da música popular, e tento fazer com que a música seja ponte entre a palavra de Deus e o coração dos brasileiros”. Padre Fábio de Melo

De origem humilde, Fábio de Melo nasceu na cidade mineira de Formiga, fruto da união do pedreiro Dorinato Bias Silva e da dona de casa Ana Maria de Melo Silva. Desde criança sua vocação para a arte foi percebida e incentivada pelo pai violeiro. Aos dezesseis anos, já no seminário, colocou esse dom a serviço da fé, sendo ordenado sacerdote em 2001.

No show de encerramento das Mostras de Gestão, padre Fábio de Melo valorizou a participação da Família no processo de Educação.

Sua formação é ampla: sacerdote, professor universitário, graduado em Filosofia e Teologia, pós-graduado em Educação e em Teologia Sistemática, escritor, cantor, compositor e apresentador. Com quinze CDs gravados e repertório que valoriza a religiosidade e a cultura musical brasileira, é também autor de livros campeões de venda, como “Quem me roubou de mim”, “Tempo: Saudades e Esquecimentos”, “Quando o sofrimento bater à sua porta”, “Amigo: somos muitos, mesmo sendo dois”, “Carta entre amigos”, “Tempo de Esperas” e “Orfandades – o destino das ausências”.

No mês de outubro de 2012, Padre Fábio de Melo lançou, pela Sony Music, o CD “Estou Aqui”. Nas treze faixas do CD convivem grandes canções já conhecidas e novas composições repletas de mensagens marcantes. Em especial, o CD Estou Aqui conta com a regravação de canções de autores consagrados. A música que nomeia o novo álbum é de Roberto Carlos. A canção “Nunca Pare de Lutar” é de autoria da pastora Ludmila Ferber. E cantores católicos como Eros Biondini, Celina Borges, Banda Bom Pastor e Eugênio Jorge também assinam diversas composições.

No Bumbódromo de Parintins, comunidade escolar e população de Parintins prestigiaram o evento de encerramento das Mostras de Gestão.

Em 2013 lançou o DVD Queremos Deus, gravado pela Sony Music na Canção Nova (Cachoeira Paulista SP). Com a participação de artistas como Celina Borges, Adriana Arydes, Ziza Fernandes, Lucimare Nascimento, Eugênio Jorge, Walmir Alencar, Salette Ferreira e Eros Biondini, este álbum resgatou a gravação de músicas consagradas da Igreja Católica.

Formação Acadêmica – Padre Fábio de Melo é graduado em Filosofia pela FEBE e Teologia pela PUC do Rio. Pós-graduado em Educação pela Universidade Salgado de Oliveira RJ e Mestre em Teologia Sistemática com os Jesuítas pelo Instituto Santo Inácio de Loyola.