Governo do Estado lança concurso escolar em combate à dengue

1

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) está lançando o 6º Concurso Escolar sobre a Dengue no Amazonas. Com o tema “Dengue é fácil combater, só não pode esquecer”, o concurso é aberto a todas as escolas públicas da capital e do interior.

A ação sócio-educativa planejada pelo Governo do Estado visa sensibilizar a comunidade quanto ao papel da escola na prevenção e no controle da dengue, estimulando alunos, professores e gestores a se tornarem agentes de informação em suas casas e comunidades.

Neste ano, o concurso será promovido nas categorias: “Desenho” (categoria disponibilizada para os estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental), “Slogan” (para os do 6° ao 9° do ensino fundamental), “Redação” (para os estudantes do ensino médio) e “Experiência Pedagógica” (para os professores, gestores e pedagogos de escolas da Educação Básica).

Regulamento do Concurso (Clique Aqui)

Ficha de inscrição (Clique Aqui)

Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento ao Escolar (Caes/Seduc), Adriana Boh, a meta do concurso é controlar e prevenir a doença no Amazonas. “Queremos mobilizar as escolas da capital e do interior do Amazonas para que sejam multiplicadoras da prevenção da dengue. Por isso estamos nos antecipando para que nos dias chuvosos a comunidade escolar leve a mensagem de prevenção para sua unidade de ensino, bairro, local de trabalho, e dessa forma, possamos amenizar o risco de epidemia”, disse.

Para que os trabalhos possam concorrer nas quatro categorias do concurso, precisam apresentar originalidade, criatividade e correspondência ao tema e objetivo do concurso. De acordo com Adriana Boh, a seleção dos trabalhos terá três etapas: a primeira na escola, a segunda no âmbito municipal e a terceira no âmbito estadual.

Inscrição

Estudantes, pedagogos, professores e gestores de escolas estaduais e municipais dos 62 municípios do Amazonas devem preencher a ficha e enviar seu trabalho no período de 25 de setembro a 25 de outubro de 2013. Conforme regulamento, cada trabalho deverá estar acompanhado das informações contidas na ficha de inscrição do participante, não sendo aceitos os trabalhos com identificação da escola, da série ou nome do aluno.

Os trabalhos devem ser enviados até o dia 25 de outubro, pelas escolas, à Comissão Organizadora Estadual (Centro de Atendimento ao Escolar – Caes), localizado na Rua Waldomiro Lustoza, nº 250, bairro Japiim II, CEP – 69076-830. Mais informações  podem ser adquiridas por meio do telefone (92) 3614-2240.

Ao final do certame serão premiados os três primeiros melhores trabalhos nas quatro categorias: Desenho, Slogan, Redação e Experiência Pedagógica.