Secretaria de Educação realiza visita ao grupo Positivo Tecnologia

Educação_Secretaria de Educação em visita ao grupo Positivo_Foto_Eduardo Cavalcante

 O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo sobre tecnologias e o uso na educação

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, representada pela equipe do Departamento de Tecnologia da Informação (Detin), participou de uma visita à produção de equipamentos tecnológicos da Boreo, empresa filiada ao grupo Positivo Tecnologia. A visita ocorreu após convite da vice-presidente do grupo Positivo Tecnologia, Marielva Andrade, com o objetivo de fortalecer o diálogo sobre tecnologias possíveis e os respectivos usos na educação. 

De acordo com o diretor do Detin, Helder Câmara, a ida às linhas de produção ajuda a entender e solucionar demandas do dia a dia da Secretaria de Educação.

“A secretaria precisa de subsídios tecnológicos para a educação e a Positivo tem itens e processos de produção personalizados nesse sentido, como a revitalização de produtos eletrônicos, por exemplo. Em relação a isso, também aprendemos sobre técnicas de descarte corretas, em preocupação com o meio ambiente”, destacou o diretor.

A Positivo é uma das principais empresas de tecnologia com distribuição de materiais em secretarias de Educação em todo o país. O movimento acontece desde a década de 1990, com o programa ProInfo, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica é subsidiado pelo Programa de Inovação Educação Conectada.

“Nossas tecnologias têm contribuído para melhorar a qualidade da educação em municípios e estados de todo o Brasil. Por meio de computadores e tablets Positivo, milhares de profissionais de ensino e alunos de instituições públicas têm acesso a software e fontes de conhecimento que facilitam a rotina das escolas”, ressaltou a vice-presidente da Positivo Tecnologia, Marielva Andrade.

Educação 

Há 20 anos como servidor público na Secretaria de Educação, o assessor de tecnologia Roberto Abrantes, também presente na visita, destacou as tecnologias personalizadas em prol da educação. 

“Sou professor de formação e durante esse tempo, vi nascer muitas tecnologias e sistemas operacionais da Secretaria de Educação. Hoje, temos uma grande quantidade de opções tecnológicas no mercado. Por isso, essas visitas fazem com que a gente confie e conheça mais sobre os eletrônicos que chegam às escolas”, finalizou o assessor. 

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar