Alunos da rede estadual são destaques no Prêmio “MPT na Escola 2023”

Educação_Prêmio MPT na Escola_Fotos Divulgação (1)

Estudantes do Ensino Fundamental da rede estadual ganharam o Prêmio “MPT na Escola 2023”, que integra o projeto “Resgate à Infância”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT AM/RR). A cerimônia de premiação aconteceu, nesta quinta-feira (30/11), na sede do órgão, localizada no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. 

A ação premiou 35 estudantes com os melhores trabalhos nas modalidades literárias, artísticas e culturais das instituições públicas de ensino, que integram o projeto em todo o Brasil nas categorias: Conto, Poesia, Música e  Desenho.

Além dos estudantes, também foram premiados professores, coordenadores e escolas públicas. Os primeiros lugares de cada categoria representarão o Amazonas na etapa nacional do prêmio.

A estudante Ester do Santos, da Escola Estadual (EE) Profª Myrthes Marques Trigueiro, localizada no bairro Coroado, na zona leste de Manaus, foi a campeã na categoria de “Poesia”, com o título “Processando o futuro”. 

“É uma honra ter conseguido essa premiação, pois concorri com muitas pessoas e sou uma das três finalistas a nível nacional. Estou muito feliz e grata, pois me esforcei bastante e com a ajuda dos meus professores e da minha família eu consegui ganhar esse prêmio”, pontuou a estudante. 

O objetivo da iniciativa é levar as temáticas do trabalho infantil, da aprendizagem profissional, da saúde e da segurança nas escolas e no trabalho para a sociedade, por meio da comunidade escolar, transformando profissionais da educação e estudantes em multiplicadores do conhecimento sobre os temas. 

Já na categoria “Conto”, a estudante Helen de Oliveira Meneses, do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns, foi a grande campeã. Intitulado “A lição que salvou vidas”, o conto aborda a conscientização acerca dos cuidados no ambiente de trabalho.  

A jovem falou sobre a felicidade de representar a sua unidade escolar. Além disso, relatou que a sua inspiração para produzir o conto surgiu dentro da família dela.

“Meu pai já sofreu um acidente no trabalho, logo, decidi criar um conto envolvendo essa temática. Inspirada na sua história de vida e busquei falar sobre os cuidados envolvidos no ambiente de trabalho e por isso, estou muito feliz em estar na primeira colocação do prêmio”, contou a estudante. 

O professor Renan Lima, da EE Rilton Leal Filho, contou que a unidade escolar foi premiada quatro vezes. 

“Como professor, eu estou completamente grato com os meus alunos pelo reconhecimento e tudo que nós fizemos neste trabalho, que é de suma importância para todos os alunos, porque os temas são fabulosos”, disse. 

Sobre o prêmio

O prêmio “MPT na Escola 2023” integra o “Projeto Resgate à Infância”, que atua nos eixos de educação, aprendizagem e políticas públicas. Além de alertar sobre a necessidade de prevenção e erradicação da exploração do trabalho infantil e juvenil, também busca fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. 

Os trabalhos são divididos em três grupos com os seguintes temas: “Trabalho infantil”, para alunos do 4º e 5° anos; “Profissionalização do (a) adolescente/aprendizagem profissional”, para alunos do 6º e 7º anos”; e “Segurança e saúde nas escolas e no trabalho”, para alunos do 8º e 9º ano.

FOTOS: Jorge Lélis / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.