Estudantes da Escola Estadual Maria Amélia realizam Formatura do Proerd

Fotos_Eduardo Cavalcante_seduc_Am (111)

Mais de 170 alunos das turmas da 1ª série, do Ensino Médio, da Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, localizada no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus, se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na tarde desta terça-feira (05/12).

Contando com os estudantes do turno matutino e vespertino, da unidade de ensino, essa é primeira vez que alunos do Ensino Médio participam do Proerd. O evento aconteceu no auditório Escola Estadual Senador Petrônio Portella, também na zona centro-oeste, e contou com discurso de agradecimento dos discentes, realização do juramento do programa, distribuição de certificados e a participação especial do leão Daren, mascote do Proerd.

A diretora da a E.E. Maria Amélia, Elisângela Guedes, reforçou que é no Ensino Médio que os estudantes se encontram no período de tomada de decisões e garantir instrução a respeito de questões que podem impactar seu futuro deles tão profundamente é fundamental.

“Esse projeto é fundamental para a vida dos alunos, porque a partir deles os estudantes constroem conhecimento. Eles ficaram sabendo de diversas situações que podem mantê-los longe das drogas”, explicou a gestora.

O Proerd e a Formatura

Criado no Rio de Janeiro no ano de 1992, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência, o Proerd, é uma programa criado com o objetivo de orientar e auxiliar as crianças e adolescentes de todo o país a respeito de escolhas saudáveis e seguras longe das drogas e da violência.

O Proerd tem a duração de 4 meses e é voltado para os estudantes do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, denominado Proerd Kids; porém, buscando conscientizar os adolescentes que estão prestes a entrar na fase adulta, o Proerd também se voltou para as turmas do Ensino Médio.

Atuando como instrutor do Proerd desde o ano de 2012, o sargento Vanilson Neves, reforçou a importância de estender o Proerd até os estudantes do Ensino Médio, em que são trabalhadas as questões de comunidade e como os jovens atuam dentro dela.

“Na fase em que eles estão, isso é muito importante na vida deles. O Proerd vem trazer isso para esses adolescentes e jovens, conscientizando-os para o futuro, quando tiverem que tomar uma decisão segura e responsável” explicou o instrutor.

Ana Clara Machado, 16 anos, foi uma das estudantes formada no Proerd e também realizou o discurso de agradecimento na cerimônia. A estudante destacou que o programa é de extrema importância, principalmente, tratando de um tema que impacta profundamente a vida dos jovens e do ambiente em que vivem.

“O Proerd nos ensinou que devemos ser condutores das nossas vidas. Ao estimular o protagonismo juvenil, fico feliz em saber que estão investindo na construção de líderes como nosso instrutor, que nos ensinam a ser resistentes a pressões externas, que as drogas muitas vezes exercem”, disse a aluna.

FOTOS:  Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.