Estudante representante do AM no Parlamento Jovem realiza diversas atividades em Brasília

Educação_Parlamento Jovem Brasileiro_Fotos_Divulgação

A estudante Raquel do Nascimento, da 3ª série do Ensino Médio, e a professora de Língua Portuguesa Nathalie Barros, ambas da Escola Estadual Antóvila Mourão Vieira, localizada no bairro São Lázaro, zona sul de Manaus, representaram o Amazonas, na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 4 a 8 de dezembro.

A aluna Raquel foi escolhida por meio da 18ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), um programa de educação democrática voltado para estudantes do Ensino Médio, de 16 a 22 anos. A estudante participou de um processo de quatro etapas intitulado de Jornada Jovem Cidadã, onde acabou sendo a mais votada entre as quatro finalistas.

Durante a estadia em Brasília, tanto Raquel, quanto a professora Nathalie realizaram diversas atividades que buscavam oferecer aos estudantes e orientadores uma experiência de aprendizagem sobre política e democracia.

Raquel contou que se sentiu extremamente honrada em ter tido a oportunidade de representar o estado. De acordo com ela, foi uma responsabilidade muito grande e  ficou feliz de ter estado lá. Ela contou que trouxe de volta para o Amazonas muita aprendizagem sobre as questões de cidadania e política.

“Envolver a cidadania e a política na educação vai ser muito importante. Implementar isso nas escolas públicas é de extrema importância”, explicou a estudante.

A estadia em Brasília

Com um cronograma cheio e repleto de atividades diversas das 8h até as 21h, Raquel e Nathalie participaram de sessões de trabalho parlamentar, aulas dialogadas, visita ao Congresso Nacional, jantares, programação cultural, entre outras atividades.

Raquel contou que pôde realizar na Câmara atividades parecidas com a que realizou na Jornada Jovem Cidadã, o que a agradou muito.

“Durante a Jornada do PJB, houve vários debates e tivemos que fazer a realização de uma carta. A atividade que eu mais gostei foram os debates quando estávamos indo para o Plenário, onde  tínhamos que falar sobre política e sobre tudo que estava dentro da carta”, disse a aluna.

A professora Nathalie Barros, que acompanhou a jornada de Raquel desde a inscrição até a estadia em Brasília, acredita que a estudante, além das questões de aprendizagem teórica e prática, vai trazer valores como empatia, a valorização da coletividade e o prezar por uma educação transformadora, questões que ela pôde adesenolver nesta jornada.

“Foi uma honra ver todo o desempenho e reflexão  dela e dos demais estudantes sobre a perspectiva de uma educação mais democrática, igualitária e inclusiva, principalmente,  envolvendo a representatividade das minorias (indígenas, afrodescendentes)”, afirmou a professora.