Comitiva da Secretaria de Educação do Pará realiza visita técnica no Centro de Mídias e Ceti do Amazonas

Euzivaldo Queiroz- Seduc (18)

Uma comitiva do departamento de infraestrutura da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará realizou, nesta segunda-feira (15/01), em Manaus, uma visita técnica ao Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dariana Lopes, na zona norte, e ao Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), zona sul. A visita focou no modelo de Educação em Tempo Integral e no Ensino Mediado desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar no Amazonas.  

Na primeira parada, a estrutura oferecida pelo Ceti Dariana Lopes, localizado no bairro Lago Azul, foi o tema de discussão. A unidade de ensino, entregue em 2021 pelo governador Wilson Lima, colocou a educação em uma posição de protagonismo na transformação social daquela região da cidade. Segundo a secretária executiva adjunta da Capital, Rute Lima, o espaço, que conta com áreas para práticas esportivas, artísticas e laboratoriais, encantou a equipe técnica visitante.

“A estrutura do Ceti Dariana Lopes chamou muito atenção da comitiva. O que fazemos nos Cetis é algo único na região Norte. Desde a piscina, a sala de música, a quadra poliesportiva, o Espaço Maker. Todo um espaço que conversa com a educação em todos os sentidos”, ressaltou a secretária. 

Com mais de mil alunos matriculados em 2023, o Ceti Dariana Lopes  é uma das maiores estruturas físicas da educação básica do Amazonas. Atualmente, a rede estadual possui 13 Cetis inaugurados pelo governador Wilson Lima.

Centro de Mídias

Após a ida ao Ceti Dariana Lopes, foi a vez da comitiva visitar o Centro de Mídias da Secretaria de Educação, que proporciona para todo o Amazonas ensino presencial mediado por tecnologias para o Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Na ocasião, a equipe paraense conheceu a história do Centro, os estúdios de gravação, as equipes de produção dos materiais didáticos, além da rotina de funcionamento do espaço. 

“Sempre temos que destacar as particularidades de fazer educação na nossa região. Sobre o Centro de Mídias, foi uma experiência única, algo a ser implantado, para que também alcancemos nosso alunado mais longínquo”, destacou o secretário adjunto de infraestrutura da Secretaria de Educação do Estado do Pará, Arnaldo Dopazo. 

Em relação aos Cetis, Dopazo afirmou que o modelo é uma nova concepção da escola pública. 

“É uma referência, uma estrutura moderna e funcional. Saímos daqui gratos pela receptividade e pelas ideias trocadas”, ressaltou Dopazo.

Referência

O Cemeam tem recebido, nos últimos meses, uma série de visitas de representantes de estados brasileiros. O motivo, de acordo com a diretora do Cemeam, Wilmara Cruz, é a portaria nº 865/2022, do Ministério da Educação, que busca instituir uma Rede de Inovação para a Educação Híbrida, com a finalidade de promover a implementação de estratégias de educação híbrida em todos os entes federativos do Brasil.

“O Amazonas tem sido referência para o país no modelo de centro de mídias. Temos recebido, desde o último ano, comitivas de alguns estados brasileiros, por conta da portaria do MEC”, ressaltou Wilmara Cruz.

Além do secretário adjunto de Infraestrutura, a comitiva paraense também foi composta pela diretora de Planejamento de Obras da Secretaria de Educação do ParáMeg Vallau. 

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar