Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente reúne representantes de 15 municípios

01

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início nesta sexta-feira (8) à 3ª Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Com o tema “Vamos cuidar do Amazonas com as escolas sustentáveis”, o encontro que será concluído no sábado (9) está reunindo 350 participantes, entre alunos (de 11 a 14 anos), professores da rede estadual e municipal e representantes do Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente, Seduc e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Além de participantes de Manaus, a conferência conta com representantes dos municípios de Borba, Careiro Castanho, Coari, Itacoatiara, Itapiranga, Lábrea, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Silves, Tabatinga, Tapauá e Tefé.

Segundo os organizadores, o encontro buscará o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

Ao participar da cerimônia de abertura do encontro, a secretária executiva adjunta pedagógica da Seduc, Magaly Portela Régis, enfatizou que a programação tem importância fundamental. “Devemos levar em conta que o trabalho preliminar à conferência começou há muito tempo nas escolas, onde os grupos reuniram-se, realizaram estudos e efetuaram projetos para que pudessem apresentar neste encontro macro”, disse a secretária.

Em Manaus o encontro conta com a participação da coordenadora nacional da conferência, Daisy Elisabete Vasconcelos Cordeiro, que durante a cerimônia de abertura, enfatizou a importância da reunião de trabalho. “A Conferência se tornou um processo histórico nas escolas. O trabalho com os jovens é vital, até pelo momento que estamos passando, essa transição de olhares e comportamento é fundamental, porém o mais importante é você ter envolvido todas as escolas, de todos os segmentos, de todas as modalidades de ensino. Esse processo de diálogo que acontece entre uma geração e outra é imprescindível pois nesse momento aprendemos a ouvir e aprende também como devemos proceder no processo de conhecimento”, afirmou Daisy Cordeiro.

O tema da Conferência das Escolas Sustentáveis foi explorado nos eixos de trabalho: Terra, Água, Fogo e Ar, apresentados por meio de Planos de ações (Projetos) elaborados nas escolas pelos alunos.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Seduc, Thelma Prado, “a apresentação dos planos nos grupos de trabalhos é uma forma de aprendizagem e troca de experiência em Educação Ambiental, mas com o olhar do jovem, desenvolvendo o protagonismo juvenil”, comentou a coordenadora.

Somente da capital, são 119 escolas participando do projeto, que acontece desde o ano passado. Cada escola desenvolveu um projeto específico em torno dos quatro eixos temáticos e foram selecionados 01 trabalho em cada escola para serem apresentados na Conferência.

No sábado serão selecionados ainda 25 delegados que representarão o Estado do Amazonas na Conferência Nacional, prevista para acontecer no período de 23 a 29 de novembro em Brasília. Esses delegados participarão de um encontro preparatório voltado para a apresentação cultural e nivelamento das informações sobre a Amazônia.