Com o Programa Ciência na Escola Governo do Estado destinará 4,2 milhões para o financiamento de projetos de iniciação científica

IMG_3256

O Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou o novo edital do Programa Ciência na Escola. O Programa que já é desenvolvido em 32 municípios do Amazonas pretende chegar a 40 localidades em 2014. O programa é executado pela Fapeam com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

De acordo com a presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão, a meta para o próximo ano, é a aprovação e financiamento de 320 projetos, sendo 120 nas escolas estaduais da capital, 120 nas escolas estaduais do interior e 80 nas escolas da rede municipal de Manaus, totalizando 1.700 bolsas para professores e alunos. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 4,2 milhões.

Acesse aqui o Edital do PCE

Conforme edital, para participar do Programa, o professor interessado deverá ter, no mínimo, título de graduação; ter uma carga horária mínima de 20 horas em escola estadual sediada no Amazonas ou Municipal de Manaus; estar ministrando aulas no ensino fundamental (a partir do 6º ano), no ensino médio ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período de vigência do projeto; estar cadastrado no Banco de Pesquisadores da Fapeam; apresentar uma única proposta para o edital; apresentar proposta de pesquisa, a ser desenvolvida em escola pública estadual no Amazonas ou municipal de Manaus e estar adimplente com a Fapeam.

O PCE possui três modalidades contempladas por bolsas: para “Apoio Técnico” a bolsa será de R$360,00, para “Iniciação Cientifica Júnior”, R$120,00 e para “Professor Jovem Cientista” R$461,00. Ao coordenador do projeto será concedido auxílio-pesquisa no valor de até R$ 4.840,00 destinados a despesas com capital e custeio, sendo que até R$ 840,00 poderá ser destinado à compra de Equipamento Individual de Proteção e Identificação voltado exclusivamente ao cumprimento das atividades estabelecidas no Projeto de pesquisa aprovado.

A apresentação das propostas será recebida até o dia 09 de janeiro de 2014, a divulgação dos resultados está prevista para fevereiro e o início do projeto será em maio do mesmo ano.

Sobre o Programa

O PCE é uma ação de alfabetização científica e tecnológica, destinada aos estudantes e professores da educação básica do Amazonas. O diferencial do PCE é representado pela produção da ciência dentro do espaço escolar, através do desenvolvimento de projetos de pesquisa que garantem a formação e transformação do pensar e fazer científico do cidadão.

O diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, professor Edson Melo, afirmou que as ações executadas no ano de 2013 tiveram saldo positivo. “Na capital temos um trabalho difundido e internalizado nas escolas com a participação de 32 municípios. Em 2014 buscaremos alcançar 40 localidades levando capacitação aos professores orientandos quanto à elaboração e execução de projetos.”, informou o diretor.