Secretaria de Educação destaca ações e projetos de Educação Ambiental em alusão ao Dia do Meio Ambiente

Educação_Alunos em atividade na EE Samuel Benchimil_foto_Euzivaldo Queiroz-Seduc (13)

Ações de prevenção ao desequilíbrio ambiental fazem parte de atividades, palestras e rodas de conversa

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de junho, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, para conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, destaca as principais atividades e projetos realizados pelas escolas da rede estadual voltados a essa temática.

As atividades iniciaram, nesta terça-feira (04/06), na Escola Estadual Professor Samuel Benchimol, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus, com uma roda de conversa a respeito das questões ambientais e climáticas.

A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Thelma Prado, explicou que ao longo de todo o ano letivo buscam socializar e  levar informações às escolas sobre o cuidado com o meio ambiente e o incentivo a práticas sustentáveis. A educadora destacou, ainda, a importância de difundir cada vez mais sobre os impactos negativos que toda a população pode sofrer com o desequilíbrio ambiental, citando como exemplo a estiagem histórica, que ocorreu em 2023, no Amazonas.

“Isso é fundamental. Hoje, já buscamos minimizar os impactos do que aconteceu e acontecerá novamente esse ano, que é a estiagem, e não só isso, mas toda a cadeia que vem se desdobrar a partir dessa estiagem”, disse a coordenadora.

Devido à localização em uma área próxima a igarapés e barrancos, a escola também foi escolhida para o início das ações da Secretaria com o projeto “Dados à prova D’água”, desenvolvido em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento Desastres e Deslizamento de Desastres Naturais (Cemaden Educação) e com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

A coordenadora Distrital de Educação 7 (CDE 7), Mirian Verdes, afirmou que essa vivência em que alunos e professores, por meio de projetos como o “Dados à prova D’água”, conseguem ver na prática aquilo que é trabalhado em sala de aula faz a diferença no aprendizado dos estudantes, bem como no entendimento e na vontade de fazer a diferença na comunidade em que a escola está inserida e em que vivem.

“A escola foi escolhida devido a isso. A proposta foi lançada e os professores abraçaram com muita atenção. Essa aprendizagem contextualizada é de fundamental importância, pois os alunos também podem compartilhar com seus familiares esse aprendizado”, disse a coordenadora.

Dados à prova D’água

Em uma iniciativa dos professores de Geografia, Dheyson Lemos e Sidney Raiol, o projeto “Dados à prova D’água” foi desenvolvido com os alunos da 1ª a 3ª série do Ensino Médio e da 7ª a 11ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Também chamado de Waterproofing Data (WPD), o projeto consiste na produção de um pluviômetro, aparelho utilizado para coletar e medir a água das chuvas. O mesmo foi feito de forma caseira, utilizando objetos reutilizáveis. A partir dos números coletados, o aplicativo gratuito será alimentado com dados, transmitindo as informações em tempo real com mapas interativos, que podem ser acessados facilmente pela comunidade local.

Utilizando um questionário para verificar quais estudantes podem participar e quais as zonas de risco de suas residências, o professor Sidney Raiol explicou que essa é uma iniciativa que possibilita a tomada de medidas preventivas em caso de inundações e deslizamentos.

“É importante ressaltar que a gente precisa trabalhar com a questão da sustentabilidade e quais medidas eles (alunos) podem tomar para ser sustentáveis nas regiões em que vivem”, disse o professor.

Estudante do 9° ano, do Ensino Fundamental, Angelo Carvalho, 15 anos, foi um dos participantes do projeto. Segundo ele, a atividade trabalhou ações preventivas e ele pode levar esse conhecimento para o local onde mora.

“Eu aprendi sobre a importância do medidor para saber se caso vai ocorrer algum desabamento ou desastre perto da região onde eu moro. Acho muito importante ter esse conhecimento para o caso de, se ocorrer uma chuva muito forte perto de casa, eu poder me prevenir”, disse o aluno.

Texto: Andry Pietra

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar