Jogos Escolares da CD5 completam 15 anos com apresentações culturais e integração entre estudantes

DSC00289

Desde 2007, as competições esportivas revelam talentos a nível nacional, além de classificarem os estudantes da coordenadoria para o JEAs 

A 15ª edição dos Jogos Escolares da Coordenadoria Distrital de Educação 5 (CDE 5) teve, nesta quinta-feira (20/06), a sua solenidade oficial de encerramento. Repleta de arte, os estudantes foram os protagonistas do momento, com apresentações de música e dança. Durante toda a competição, realizada nos últimos dois meses, mais de 700 alunos das 35 escolas estaduais da CDE 5 participaram do momento esportivo. 

Disputado nas modalidades de vôlei, futsal, vôlei de praia, futebol de campo, handebol e xadrez, os jogos escolares da CDE 5 fazem parte das classificatórias para os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), a serem disputados de 18 a 28 de julho. Para o encerramento da 15ª edição dos Jogos da CDE5, as apresentações culturais foram marcadas pelo regionalismo e pelas menções aos desfiles de abertura das copas do mundo ocorridas de 2007 até hoje, tempo de existência da competição organizada pela coordenadoria. 

“Os jogos aconteceram entre abril e maio, e nos organizamos durante as últimas semanas para essa festa. Foram 4 semanas de preparação e, depois do incentivo às práticas esportivas, demos atenção às expressões artísticas desenvolvidas pelos alunos”, enfatizou o coordenador de Educação Física da CDE 5, Jorge Lelis. 

A solenidade também marcou o desfile de bandeiras das escolas que participaram da competição, além das menções honrosas aos estudantes medalhistas em competições nacionais e internacionais, que foram descobertos a partir dos jogos escolares da coordenadoria. Outro momento marcante foi a comemoração simbólica dos 15 anos de jogos, em que todos os presentes celebraram com um bolo de aniversário. 

“Quem faz tudo isso aqui acontecer são os alunos. Nós, do corpo docente, temos a função apenas de viabilizar. Mas, é muito bonito ver os estudantes engajados, quietos, vendo a apresentação dos colegas. Esperamos muitos outros jogos, que já são tradição aqui na CDE 5”, destacou a coordenadora da CDE 5, Francisca Cunha. 

Passaporte para o JEAs

Com a abertura prevista para o próximo dia 17 de julho, o JEAs é uma competição que desperta o interesse e a mobilização de alunos atletas de todo o Amazonas. As classificatórias para a competição são distribuídas nas sete coordenadorias distritais da capital,  e em dez polos no interior, divididos por calhas de rio. 

Com passaporte já carimbado, a aluna Agnes de Menezes, 16,  do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Engenheiro Professor Sérgio Alfredo de Figueiredo, na zona norte de Manaus, vai para a terceira participação no JEAs com o objetivo de classificar para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Na modalidade de natação, Agnes descobriu seu talento ainda criança. 

“Comecei a nadar com 8 anos e percebi um talento. Passei a investir e desde então já participei de muitas competições. Ainda não consegui me classificar para o JEBs e esse é o meu objetivo para este ano, o meu último em idade escolar”, ressaltou Agnes.

Entre as estreantes no JEAs, a aluna Maria Eduarda Lopes, 14, também do Ceti Engenheiro Professor Sérgio Alfredo de Figueiredo, conquistou vaga no handebol a partir dos jogos escolares da CDE 5. Com muito treino, a expectativa agora é dispersar o nervosismo na competição estadual. 

“Nas seletivas, ficamos nervosas mas dentro de quadra, passou rápido. Treinamos muito e nos destacamos. Eu quero repetir o desempenho no JEAs e quem sabe classificar para as competições nacionais”, compartilhou Maria Eduarda. 

Texto: Luiggi Bacelar

FOTOS: Hitalo Kleto/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar