Professores da rede pública recebem formação sobre apropriação dos resultados do Sadeam 2023

Fotos_Eduardo Cavalcante_Seduc_Am (29)

Em mais um processo de avaliação e diagnóstico educacional da rede pública amazonense, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar realiza, até a próxima próxima quarta-feira (24/7), uma formação continuada específica na apropriação dos resultados das provas do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam) de 2023. Com mais de 540 professores participantes, oficinas e palestras compõem os momentos de atividades da iniciativa. 

Realizado em novembro do último ano, o Sadeam tem o objetivo de aferir o desempenho educacional dos alunos da rede pública. Em sua última edição, mais de 1 mil escolas estaduais e municipais participaram do certame. Cerca de 60 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental foram alcançados. 

“Essa formação vem com uma das etapas finais aos procedimentos relacionados ao Sadeam 2023. Esse é o momento de conversar com os professores, para pensarmos nas intervenções necessárias a partir do que vimos”, destacou  a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Secretaria de Educação,  Jane Bete Nunes.

A realização da prova de maneira massiva acontece também a partir da parceria da Secretaria de Educação com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). O órgão, vinculado à Fundação Cesgranrio, criou uma plataforma digital onde os professores podem acessar os resultados dos seus alunos avaliados e quantificados em descritores, de Língua Portuguesa e Matemática.

“Os resultados já chegaram às escolas, já foram divulgados, e estão disponíveis para visualização na plataforma do CAEd. Uma amostragem gigantesca, organizada e distribuída às secretarias municipais e coordenadorias de educação’’ ressaltou Murilo Diniz, responsável pela Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho da Secretaria de Educação. 

Capacitação 

Com o apoio da equipe de formadores do CAEd, os 544 professores da rede pública alcançados pela formação de apropriação dos resultados do Sadeam terão acesso a quatro oficinas relacionadas ao tema. A análise dos resultados, a discussão sobre a Matemática, a leitura e a escrita no processo de alfabetização e os indicadores contextuais associados ao desempenho dos estudantes integram os norteadores do momento formativo. 

Até o próximo dia 24 de julho, professores da capital e dos municípios do interior terão acesso às atividades. O momento renderá uma certificação aos participantes. Presente na formação continuada, a pedagoga da Escola Estadual Juracy Batista Gomes, Carla Silva, falou sobre a importância de poder ter a devolutiva dos resultados do Sadeam.

“Essa capacitação é muito importante para a equipe docente das escolas. Com ela, podemos fazer uma reflexão a partir dos resultados. Podemos revisar nossas estratégias de ensino. Nós sabemos que existem defasagens, oriundas ainda da pandemia, e com isso em mãos, temos um norteador sobre como agir com os alunos”, compartilhou a pedagoga.

Realizado desde 2008, a próxima edição do Sadeam está prevista para novembro deste ano, tendo como público alvo os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipal.

TEXTO: Luiggi Bacelar

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto: Gisa Prazeres (92 98124-2626) e Mônica Figueiredo (92 98100-8787)Professores da rede pública recebem formação sobre apropriação dos resultados do Sadeam 2023