Alunos da EE Nathalia Uchôa desenvolvem projeto de fotografia destacando o protagonismo juvenil

Euzivado Queiroz-Seduc (32)

Integrando a isciplina de Projetos Inovadores, os alunos puderam se colocar à frente do processo de ensino-aprendizagem por meio da selfie

Na tarde desta quinta-feira (18/07), estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Nathália Uchôa, localizada no bairro Japiim, zona sul de Manaus, realizaram uma atividade voltada para o protagonismo juvenil por meio de selfies fotográficas.

Contando como uma atividade para a disciplina de Projetos Integradores, disciplina do Novo Ensino Médio (NEM), os alunos da escola, por meio da confecção de painéis cenográficos de fotos e ornamentação em salas temáticas, puderam trabalhar a questão da reflexão de si e do espaço em que eles se encontram por meio da fotografia.

O exercício contou com a temática voltada para situações que os estudantes não vivenciaram e/ou só conheceram por meio de fotografias. Dividindo-se entre três salas, as turmas da 2ª série abordaram os temas de festa junina e cordel junino, discoteca anos 70, 80 e 90 e 2000 e biologia marinha.

Segundo a diretora escolar da EE Nathália Uchôa, Nayara Brandão, além de permitir que os estudantes pudessem entrar em contato com períodos em que eles não viveram ou lugares em que eles não estiveram, também permitiu que os alunos se colocassem como atuantes principais do processo de educação, objetivo do NEM.

“O foco do NEM é o protagonismo juvenil e a disciplina de projetos integradores abraça muito bem essa ideia, pois faz com que os alunos sejam 100% protagonistas do processo de ensino-aprendizagem”, explicaou a diretora.

A selfie e a fotografia

Orientados pela professora de Biologia e da disciplina de Projetos Integradores, Grace Cardoso, os estudantes realizaram durante o bimestre pesquisas relacionadas ao tema que eles desejavam abordar. Desde ambientação até o período histórico, foram trabalhados pelos estudantes e culminou na produção de um espaço instagramável.

Segundo a professora Grace, os estudantes puderam reproduzir, dentro dos cenários escolhidos por eles, a representação de personagens, os principais elementos do tema e como eles podem refletir acerca deles.

“Toda vez que viajamos queremos tirar foto dizendo onde estamos. A proposta é essa, mostrar esse protagonismo juvenil reportando essa questão de como a gente usa a imagem para demonstrar os espaços que a gente descobre”, explicou a professora.

Para a aluna Kemelly Alves, 14 anos, cuja turma ficou com o período dos anos 70 a 2000, a atividade permitiu, principalmente, um trabalho em conjunto sobre um período desconhecido por eles. Para ela foi interessante poder descobrir sobre músicas, roupas, séries e penteados unidos por algo em comum que é a fotografia.

“Naquela época todo mundo fotografava e é uma coisa também comum hoje em dia. Foi bastante legal a gente trabalhar em equipe para conseguir cada coisinha da sala, foi muito esforço para conseguir chegar onde chegamos e foi um experiência incrível”, falou a aluna.

TEXTO: Andrya Pietra

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar