Professores do interior recebem formação sobre apropriação dos resultados do Sadeam 2023

sadeam_fotos_Eduardo Cavalcante_Seduc_Am (11)

Realizado no último ano, o Sadeam tem como objetivo aferir o desempenho educacional dos alunos da rede pública

A partir desta segunda-feira (22/07), até o dia 24 de julho, professores do Amazonas passam a receber uma formação continuada específica na apropriação dos resultados das provas do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam) de 2023. A iniciativa integra o processo de avaliação e diagnóstico educacional da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

O processo de formação continuada está ocorrendo desde o dia 17 de julho e se iniciou com os professores da capital. A realização da prova, que afere os resultados para análise dos educadores, ocorre a partir de uma parceria entre a Secretaria de Educação com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).

“Essa prova faz parte do Programa Amazonas + Alfabetizado, instituído pelo Governo do Estado, juntamente com o pacto nacional da criança alfabetizada. Estamos aqui dando continuidade a essa formação, para que todos os municípios recebam essas informações. Só é possível trabalhar a educação com a apropriação de resultados”, declarou a secretária de Educação, Alerte Mendonça.

Realizado em novembro do último ano, o Sadeam tem como objetivo aferir o desempenho educacional dos alunos da rede pública. Na última edição, mais de mil escolas estaduais e municipais participaram do certame. Cerca de 60 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental foram alcançados.

“Agora é o momento de apropriar esses resultados para que as escolas realmente analisem. É um momento importante, porque nós estamos trazendo todos os municípios, tanto da rede estadual, quanto municipal. Hoje estamos recebendo professores de Língua Portuguesa e Matemática das duas redes”, elucidou a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Secretaria de Educação, Jane Bete Nunes.

Para a professora de Matemática e Língua Portuguesa, Junha da Costa Ataíde, a formação é relevante para que os docentes possam refletir sobre a forma de ensinar e como podem melhorar a educação no interior do Amazonas. A Educadora veio do município de Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus) para receber a capacitação.

“Essa formação está sendo bem válida para cada um de nós. É bom para que possamos saber o que podemos melhorar no nosso ensino. A expectativa é que essa capacitação seja a melhor, para que possamos levar essas informações para os outros colegas que estão nos esperando nos municípios”, declarou Junha.

Capacitação

Com o apoio da equipe de formadores do CAEd, os 544 professores da rede pública alcançados pela formação de apropriação dos resultados do Sadeam terão acesso a quatro oficinas relacionadas ao tema. A análise dos resultados, a discussão sobre a Matemática, a leitura e a escrita no processo de alfabetização e os indicadores contextuais associados ao desempenho dos estudantes integram os norteadores do momento formativo.

A próxima edição do Sadeam está prevista para novembro deste ano, tendo como público alvo os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipal.

Texto: Maria Eduarda Oliveira

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar