Coordenadores distritais e regionais participam de encontro para orientações e alinhamento de programas educacionais

Fotos_Eduardo Cavalcante_Seduc_Am (6)

A reunião contou com transmissão on-line por meio do Cemeam e apresentação dos principais programas desenvolvidos pelo Deppe

Na tarde desta terça-feira (30/07), coordenadores adjuntos pedagógicos das Coordenadorias Distritais e Regionais de Educação (CDEs e CREs), além dos coordenadores regionais, se reuniram no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan) para a apresentação das ações dos programas e projetos educacionais do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

De forma presencial para os coordenadores adjuntos das CDEs e com transmissão, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), para os coordenadores regionais, o encontro aconteceu com o objetivo de fortalecer as orientações pedagógicas sobre as políticas, os projetos e os programas educacionais da rede pública de ensino.

Segundo a diretora do Deppe, Jane Bete da Silva, a reunião permitiu que os coordenadores pudessem entrar em contato com os programas desenvolvidos pelo Deppe; permitindo, assim, um maior alinhamento entre a Secretaria de Educação e as escolas estaduais da capital e do interior.

“Nós sabemos que aqui elaboramos, implementamos e pensamos, mas as coordenadorias são os nossos braços nas escolas, que é para onde nós escrevemos e pensamos os projetos. Então, o objetivo é fortalecer essa relação e esse canal de comunicação”, explicou a diretora.

A apresentação dos programas

Durante a reunião, foram alinhadas às orientações pedagógicas referentes aos principais programas e políticas trabalhados pela Secretaria de Educação, como o Programa Ciência na Escola (PCE), Acerta+Enem, Viajando na Leitura, dentre outros. Além da apresentação dos programas, também foram apresentadas as diversas Gerências à frente deles.

A coordenadora adjunta pedagógica do Ensino Médio da CDE 5, Marina Aguiar, destacou que encontros como este são muito bons para que a parceria entre a escola e a Secretaria seja enriquecedora e para que os projetos aconteçam da melhor forma possível.

“Para as escolas e para nós, adjuntos que estamos junto às escolas, é gratificante ter esse elo e essa ajuda que a Secretaria nos proporciona. A escola, que é onde acontece, só tem a fortalecer em relação aos alunos e aos professores e, assim, o rendimento é mais satisfatório”, disse a coordenadora.

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar