Secretaria de Educação lança consulta pública para diretores escolares

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Colaborações irão compor a nova edição da Matriz de Referência das Competências dos Diretores Escolares do Estado do Amazonas

No período de 12 a 26 de agosto, diretores escolares das mais de 600 escolas estaduais, da rede pública de ensino do Amazonas, da capital e interior, poderão participar da consulta pública para a revisão da Matriz de Referência das Competências dos Diretores Escolares do Estado do Amazonas (MRCDE), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. A expectativa é que, a partir da consulta, possam ser identificadas propostas que venham a somar com a atualização da matriz, que já está em fase de produção.

A consulta pública está sendo coordenada pelo Departamento de Gestão Escolar (Degesc), da Secretaria de Educação. A MRCDE, instituída por meio da Portaria GS n° 701, de 23/06/2022, é um documento destinado aos dirigentes das escolas, que tem por finalidade sistematizar as competências e habilidades que envolvem o desempenho da função gestora, bem como sinalizar ações formativas que possam ser ofertadas e subsidiar a execução de processos avaliativos que repercutam na melhor atuação do diretor escolar. 


Para a gerente da Gerência de Acompanhamento e Avaliação da Gestão Escolar (Gaage/Degesc), Aline Leal, esta escuta dos diretores é necessária e importante. A gerente explicou que a primeira edição da MRCDE começou a ser elaborada em 2020, ainda no período de pandemia, e foi entregue aos diretores da rede em 2022, antecedendo a Matriz Nacional Comum De Competências Do Diretor Escolar, do Ministério da Educação (MEC). 

“Entretanto, tínhamos a consciência que, precisaríamos ter um momento que envolvesse os diretores, para que eles pudessem dar o feedback quanto ao documento, se atende às expectativas ou o que falta, pois seguimos realizando a implementação da matriz”, ressaltou a gerente. 

Logo, com a necessidade de atualização desse material e com o objetivo de ouvir quem está na ponta do processo, de forma inédita, os diretores poderão colaborar com a nova edição da MRCDE. A consulta pública será feita de forma on-line, pelo link https://bit.ly/consultapublicadiretoresam, que estará disponível a partir do dia 12 de agosto, próxima segunda-feira. 

“Na educação tudo é muito dinâmico. E o fazer do diretor tem que estar, o tempo inteiro, articulado com o que tem de novo. É necessário que a gente pegue essa matriz e revise para que ela possa se ajustar às necessidades do momento, dentro das escolas”, complementou Aline Leal.


Sobre a Consulta Pública

Podem participar da consulta diretores escolares, membros da equipe gestora das escolas, técnicos da Secretaria de Educação e outros profissionais da educação que queiram contribuir para a atualização, redimensionamento, bem como aperfeiçoamento do documento vigente e, com isso, tornar a MRCDE do Amazonas, cada vez mais, um documento de qualidade voltado para o melhor gerenciamento das unidades escolares da rede estadual de ensino.

A Gaage estará diretamente acompanhando a consulta e à disposição para eventuais dúvidas ou esclarecimentos,  por meio do e-mail gaage@educacao.am.gov.br e/ou pelo números (92) 99525-1144 e (92) 98832-7122.

Texto: Mônica Figueiredo

Foto: Eduardo Cavalcante | Secretaria de Educação