Estudantes da rede estadual de ensino se destacam a nível nacional em premiação sobre Saúde e Segurança nas Escolas

Fotos_Eduardo Cavalcante_Seduc-Am (151)

Foram 31 alunos premiados regionalmente e o equivalente a 42% sendo premiados a nível nacional nas quatro categorias do concurso

Durante a tarde desta terça-feira (13/08), estudantes da rede estadual de ensino participaram da premiação regional e estadual do Concurso Cultural do Projeto Saúde e Segurança nas Escolas, realizado pelo  Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), as Secretarias Estaduais de Educação e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A Ação aconteceu no auditório do MPT, na zona centro-sul de Manaus.

O evento contou com a presença da secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, de representantes do MPT, representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), familiares e professores das escolas dos alunos condecorados com a premiação.

Ao todo foram 31 alunos premiados a nível regional, de 20 escolas estaduais na capital e no interior. Cada estudante recebeu uma mochila com um kit escolar. A nível nacional, cerca de 42% dos estudantes premiados pertencem ao Amazonas, que receberam um smartphone cada e o professor orientador um tablet.

Segundo a secretária de educação, Arlete Mendonça, o Concurso Cultural do MPT já faz parte do calendário da Secretaria para fortalecer a parceria entre o Ministério do Trabalho e a Secretaria de Educação e foi uma grata satisfação poder ter tantos estudantes premiados a nível regional e nacional, tanto nda capital, quanto do interior do estado.

“Quero aqui confirmar o nosso compromisso e nos colocar à disposição para continuarmos com essa parceria, não somente pelas premiações, mas também pela mensagem que é levada e o tema da segurança e saúde nas escolas, que é tão importante para os nossos estudantes”, disse a secretária.

O Concurso

Com a finalidade de incentivar comportamentos seguros e o desenvolvimento da formação de cidadania em prevenção de acidentes e doenças do trabalho entre os estudantes, o concurso foi voltado para os estudantes da pré-escola e Ensino Fundamental até os alunos do  Ensino Médio incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para a procuradora do trabalho do MPT, Maria Clara Mattei, foi uma alegria ter tantas escolas participando em todas as quatro modalidades do concurso: desenho, frase, redação e vídeo. Segundo ela, o objetivo foi promover o engajamento entre os professores, alunos, escolas e secretarias, além de criar futuros trabalhadores conscientes.

“O estado do Amazonas foi destaque em diversas premiações no âmbito regional e nacional, o que nos deixa muitos felizes e com a certeza de que os amazonenses construíram um ambiente de trabalho mais saudável, que propicia a promoção da saúde não só física, mas também mental de trabalhadores”, disse a promotora.

Destaque nacional e regional

Um dos grandes destaques da premiação foi a estudante Ana Clara de Almeida, da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Irmã Adonai Politi, localizada do bairro Vila da Prata, zona oeste de Manaus. A aluna, além do destaque regional, conquistou o 1º lugar na categoria desenho a nível nacional.

Para a estudante Ana Clara, foi motivo de muita alegria poder conquistar esse prêmio. Segundo ela, colou na ilustração tudo o que aprendeu em sala de aula junto de sua professora e seus colegas.

“Eu criei o desenho pensando na saúde e segurança das pessoas que convivem comigo na escola. Quando foi falado do concurso, estava no tempo da pandemia, por esse motivo eu criei o desenho para passar o quão importante é ter cuidado com a nossa saúde”, disse a aluna.

TEXTO: Andrya Pietra

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar