Secretaria de Educação participa da 2ª edição da “Glocal Experience na Amazônia”

6b71ee11-a470-41e1-bce3-a877987aceb5

Nesta sexta-feira (23/08), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar participou do segundo dia da “Glocal Experience na Amazônia”, no Centro Histórico de Manaus. O evento tem como objetivo proporcionar diálogos sobre potências locais, soluções sustentáveis e outros temas essenciais para o bioma amazônico. Na ocasião, a secretária de Educação, Arlete Mendonça, palestrou sobre “Educação Transformadora: Inclusão e Qualidade na Amazônia”, para alunos do Ensino Médio do Instituto de Educação do Amazonas (IEA).

O evento, que faz parte do projeto “Acelera Amazônia 2024″, está na 2ª edição e conta com painéis, palestras e workshops abertos para o público geral. Os conteúdos apresentados são divididos em macrotemas, sendo um deles “Conectividade, Infraestrutura e Educação”. Dentro da temática, a Secretária de Educação apresentou os trabalhos feitos em favor da sustentabilidade e da inclusão. 

“O espaço está aberto para que nós possamos ter essas contribuições em uma mesa onde a Secretaria de Educação não trabalha de forma isolada, mas participando desses momentos e falando sobre preservação, sustentabilidade e incluindo as pessoas em um processo, onde a aprendizagem não ocorre só de maneira tradicional”, afirmou a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça.

Outros macrotemas que serão apresentados e debatidos até o dia 24 de agosto, quando se encerra a programação, são: “Saúde e segurança”; “Saneamento básico, equidade social e cultura”; e “Bioeconomia”.

“A Glocal é uma plataforma focada em sustentabilidade. É uma plataforma de ideias, ações e conexões, para que as pessoas possam sentir, pensar e agir por um mundo mais justo e sustentável, e isso acontece por meio de muito conteúdo, de workshops, palestras, oficinas e muito mais”, declarou o gestor da Glocal, Artur Barros. 

Para o aluno da 1ª série do Ensino Médio do IEA, João Pedro Diniz, saber que a inclusão, principalmente dos povos indígenas da região, vem sendo trabalhada na educação do Amazonas é animador. 

“Deveria ter mais representatividades para eles (povos indígenas), mais eventos como o Festival de Parintins, que traz as culturas de todos os povos originários da região, mostrando a diversidade entre eles e trazendo também suas culturas e seus conhecimentos”, relatou o jovem.

No sábado (24/08), as atividades continuam com mais palestras, oficinas, jogos sustentáveis, feiras e shows culturais. Os eventos ocorrem no Centro de Manaus, em horários distintos. A programação pode ser acessada por meio do link: https://www.glocalexperience.com.br/amazonia/ 

TEXTO: Maria Eduarda Oliveira

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar