Escola Ondina de Paula realiza ‘Dia D da Família na Escola’ com palestras de profissionais da saúde

WhatsApp Image 2024-08-30 at 10.22.41

Alunos e familiares participaram de palestras sobre gravidez na adolescência, ISTs e violência doméstica

A Escola Estadual (EE) Professora Ondina De Paula Ribeiro, localizada no bairro Japiim, zona sul de Manaus, encerrou o mês de agosto com o ‘Dia D da Família na Escola’. A ação, voltada para os pais e alunos do Ensino Médio, contou com diversas palestras e dinâmicas.

Com foco em questões de saúde e segurança, a iniciativa reuniu servidores do Núcleo de Inteligência em Gestão (NIG) da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, além de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro e servidores da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).  

Os estudantes e familiares receberam palestras sobre prevenção de gravidez na adolescência, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e violência doméstica, em alusão ao Agosto Lilás. Os conteúdos foram ministrados por médicos, enfermeiros e residentes. Ao fim da tarde, a psicóloga Minéia Bispo, da Sejusc, palestrou sobre violência contra a mulher e sobre o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem).

De acordo com a assessora de gestão educacional do NIG, Rayka Figueiredo, a Secretaria de Educação, por meio do núcleo, realiza o trabalho de acompanhamento e auxílio a toda equipe da gestão escolar da capital e do interior, além do estreitamento de laços entre a secretaria, as escolas e os familiares.

“O dia ‘D’ da Família tem como proposta fazer a união da família e estreitar os laços entre a comunidade e a escola, que é um fator muito importante. Estreitando os laços, as famílias estão participando efetivamente do espaço escolar”, declarou a servidora.

Para a professora de Cultura Digital, que estava à frente da ação, Susan Medeiros, as ações são de extrema importância para o bem-estar dos alunos. “Esse apoio que a gente necessita, da família na escola, porque a educação funciona com a escola, com o estado e a família. Não adianta ter escola e o estado para fornecer a educação, se a família não ampara esse jovem e esse adolescente”, esclareceu.

Ao final do evento, a equipe da UBS ficou disponível para prestar assistência aos familiares, respondendo questionamentos e tirando dúvidas relacionadas aos assuntos desenvolvidos durante a programação.

A família na escola

Para a estudante Lara Baraúna, de 17 anos, do 1ª série do Ensino Médio, o momento foi importante, pois, além de obter novos conhecimentos, ela e as amigas puderam compreender a relevância do processo de vacinação.

“A gente recebeu as ações do ‘dia D da família da escola’ e eu achei muito importante. Eu já me vacinei, mas tenho amigos que não se vacinaram. Ações como essa são muito relevantes”, afirmou a jovem.

Já para Luciane Máximo, mãe dos estudantes Viviane e Vinícius, alunos do 1ª e 3ª série  do Ensino Médio, respectivamente, a ação que ocorre na escola permite um aprendizado em conjunto, em que pais e filhos participam do ambiente escolar. “Eu acho muito importante ter essas palestras na escola. Isso é muito educativo e traz muito aprendizado para eles e para nós”, finalizou.

TEXTO: Andrya Pietra

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar