Secretaria de Educação encerra 17ª Semana da Pessoa com Deficiência na Escola Mayara Redman

Fotos_Eduardo Cavalcante_Seduc_Am (13)

Com a presença de familiares, o evento na quadra da escola contou com apresentação de dança, canto, música e desenho dos estudantes

Na tarde desta quarta-feira (28/08), a Escola Estadual de Atendimento Específico (EEAE) Mayara Redman Abdel Aziz, localizada no bairro Adrianópolis, zona sul de Manaus, foi palco do encerramento da 17ª Semana da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. Com a presença de responsáveis e educadores das sete Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), o evento contou a apresentação dos estudantes em um show de talentos.

A Semana da Pessoa com Deficiência realizada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar faz alusão à “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, que ocorre de 21 a 28 de agosto. As ações da semana na rede buscaram sensibilizar a comunidade escolar da rede estadual sobre a importância da inclusão por meio dos diversos trabalhos de dança, pintura e canto realizados pelos estudantes.

Segundo a gerente de Atendimento Educacional Especial (Gaee), da Secretaria de Educação, Hellen Prata, encerrar a Semana da Pessoa com Deficiência no Mayara Redman, com a apresentação dos alunos, fecha de forma extraordinária o evento. Para a gerente, é uma ótima conclusão de uma semana onde os estudantes da rede puderam trabalhar dentro das escolas mostrando seu talento.

“Hoje, finalizamos com chave de ouro aqui dentro do Mayara Redman, trazendo show de talentos, eventos e apresentações culturais de todas as nossas coordenadorias. Tenho certeza que a inclusão não é sobre o que falta, é sobre o que podemos fazer e compartilharmos juntos”, disse a gerente.

Da dança ao canto, do desenho aos aeromodelos 

Os estudantes da rede estadual de ensino puderam se apresentar na quadra da escola mostrando seus talentos nos diversos âmbitos. Apresentações de canto, dança de boi bumbá, dança cigana, desenhos, apresentação de modelos de carros feitos a mão, foram apenas alguns dos diversos trabalhos apresentados.

Segundo a diretora da EEAE Mayara Redman, Adriana Boh, encerrar o evento com essas apresentações é uma forma prazerosa e divertida para os estudantes e familiares.

“É um momento muito especial para a gente valorizar os grandes talentos que nós temos aqui dentro da Educação Especial”, disse a diretora.

Fazer e compartilhar juntos 

Realizando uma apresentação de canto, o aluno Caio Sena, 17 anos, da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Senador Petrônio Portella, foi um dos participantes do show de talentos. Para Caio apresentar a música “Piloto Automático“, da banda Supercombo, para tantas pessoas foi muito divertido. 

“Foi muito bom e eu gostei muito da minha apresentação. Eu estava bem nervoso, mas olhando para o pessoal e sentindo a presença do público, minha timidez foi saindo”, disse o estudante.

Já para Anais Spinoza, mãe da estudante Anny da Escola Estadual Manoel Marçal de Araújo, que realizou a apresentação de dança de boi bumbá, foi um momento de alegria que ela e o marido puderam compartilhar com a filha.

“Nós estamos achando muito legal ela participar desse evento da escola. Somos muito gratos porque ela participou, ela se divertiu e ela sonhou”, disse a mãe da estudante. 

TEXTO: Andrya Pietra

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar