Diretores e coordenadores da rede estadual de ensino recebem orientações sobre o Pé-de-Meia

Educacao_Apresentacao_Pé_de_Meia_Foto_Euzivaldo_Queiroz

A iniciativa da Secretaria de Educação visa tirar dúvidas e esclarecer as responsabilidades dos servidores na execução do programa

Nesta segunda-feira (02/09), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar esteve em reunião com diretores e coordenadores da rede estadual, para repassar informações e orientações sobre o Pé-de-Meia, programa do Governo Federal que busca promover a permanência e a conclusão escolar dos estudantes no Ensino Médio. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), na zona sul de Manaus.

Na ocasião, os diretores, coordenadores das Coordenadorias Distritais (CDEs) e Regionais de Educação (CREs) receberam orientações sobre as responsabilidades de cada departamento da Secretaria de Educação na implementação do Pé-de-Meia. A ação integrada, com a presença de diversos departamentos da secretaria, visa tirar dúvidas sobre quem deve receber o benefício e quais requisitos devem ser cumpridos.

“É uma iniciativa da Secretaria de Educação para que todos nós possamos fazer nossa parte dentro do que nos compete, orientando os diretores para que eles não fiquem perdidos com as informações sobre o programa. A intenção é munir de informação esse diretor, para que ele saiba quais são suas responsabilidades na condução desse processo”, esclareceu a diretora do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), Aparecida Carvalho.

O Pé-de-Meia é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e funciona como um incentivo financeiro-educacional, na modalidade poupança, para que os estudantes permaneçam no Ensino Médio público e finalizem os estudos. O objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de garantir mais inclusão social pela educação.

“A minha escola tem a modalidade da EJA, então é a primeira reunião que a gente está participando, por, nesse momento, serem contemplados também os alunos da EJA com o programa. Estamos aqui para receber essas orientações e repassá-las aos nossos alunos”, afirmou o gestor da Escola Estadual (EE) Letício de Campos Dantas, José Roberto Sales.

Além disso, também foram convidados os assessores de Programas e Projetos e do Busca Ativa dentro das coordenadorias. O evento foi transmitido para os servidores do interior do estado por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). Participaram da programação, ainda, o Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), o Departamento de Políticas Educacionais para a Diversidade (DPDI) e o Departamento de Tecnologia da Informação (Detin).

TEXTO: Maria Eduarda Oliveira

FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar