Seduc inicia reforma da escola estadual Petrônio Portela

IMG_2541

IMG_2427

Como parte do pacote obras de reestruturação física das escolas públicas estaduais em 2014, o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), homologou nesta segunda-feira (10), no Diário Oficial do Estado, a recuperação geral e ampliação da escola estadual Senador Petrônio Portela, localizada na avenida Bartolomeu Bueno, no conjunto Dom Pedro II, zona Oeste de Manaus.

A Ordem de Serviço expedida pelo Governo do Amazonas prevê início imediato das obras de engenharia em toda área predial da escola. O local receberá identificação em placa visível indicando o valor da obra, a empresa vencedora da licitação e o prazo para a execução dos serviços seguindo todas as diretrizes legais para execução da reforma.

Com um investimento no valor de R$ 5.521.253,82 as obras serão executadas de maneira global e beneficiará à comunidade com a oferta de ensino em tempo integral.

O projeto estrutural da escola prevê 18 salas de aulas climatizadas, biblioteca, sala de música, sala de artes, videoteca, refeitório, cozinha, quadra poliesportiva coberta, piscina semi-olímpica, academia, laboratório de informática, laboratório de ciências, laboratório de mecânica, auditório para 485 lugares, gabinete odontológico, além de ambientes administrativos, tais como sala para professores, sala para técnicos e secretaria para atendimento ao público.

De acordo com o secretário Rossieli Silva, a escola seguirá o mesmo padrão estético aplicado às novas escolas na capital e interior.  “A reforma e modernização da escola Petrônio Portela é fruto de estudos que visam proporcionar a qualidade e o conforto dos alunos, com soluções sustentáveis, além de otimização de todos os ambientes”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário, a escola não havia entrado no período estipulado para a reforma, devido à impugnação do processo licitatório (063/2013) concluído no mês de maio 2013, ocasionado pela inconsistência documental da empresa (empreiteira) que venceu o certame para realização da obra projetada pela Seduc.

IMG_2488

Histórico

Referência na qualidade de ensino na capital, a nova estrutura da escola estadual Senador Petrônio Portela atenderá a comunidade com muito mais conforto. Os alunos anteriormente matriculados no antigo prédio estão estudando normalmente no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, no bairro da Compensa, zona Oeste de Manaus, sem qualquer prejuízo educacional, identificado em função dos trâmites burocráticos que acarretaram a paralisação da reforma.

O Ceti Áurea Braga é equipado com ambientes modernos que incluem salas de aulas, piscina, auditório, laboratórios, campo de futebol, refeitório, sala de música, gabinetes odontológicos e demais recursos para garantir à comunidade estudantil, um ensino de tempo integral com a máxima qualidade.