Professores da Seduc são capacitados para utilização de lousas digitais nas escolas públicas estaduais

Formação de professores (02)

Escolas da rede pública estadual já contam com 882 lousas digitais, sendo 525 adquiridas pelo Governo do Amazonas e 357 encaminhadas pelo Governo Federal.

Com o intuito de oportunizar aos estudantes matriculados na rede pública estadual um ensino cada vez mais dinâmico e associado ao uso de novas tecnologias, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está equipando as escolas estaduais com lousas digitais. Para garantir a melhor utilização dos equipamentos acessíveis às escolas, nesta semana foi dado início a um novo ciclo de formação direcionado aos professores.

Promovida pela Seduc no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta, localizado no bairro Japiim 2 (zona sul de Manaus) o curso atenderá a aproximadamente 400 educadores, abrangendo todos os distritos de Manaus. A primeira turma, cujo curso será concluído na próxima sexta-feira (21), é formada por docentes que atuam em escolas da zona leste de Manaus (Distrito 5).

De acordo a professora Janice Torres, representante da Seduc e coordenadora estadual do Núcleo de Tecnologias Educacionais, os 400 professores selecionados para participar do curso são docentes responsáveis pelos ambientes de mídias instalados nas escolas. “Na formação eles conhecerão o modo de funcionamento das lousas digitais, serão instruídos para o manuseio das ferramentas tecnológicas disponíveis, bem como dos aplicativos de informática que potencializam o uso do material”, explicou Janice Torres, enfatizando que os participantes serão disseminadores, em suas escolas, do conhecimento adquirido.

Segundo ela, os professores participantes do curso também terão acesso a kits tecnológicos, que estão sendo disponibilizados a todas as escolas, os quais abrangem 2.760 aplicativos tecnológicos educacionais, sendo 1.379 para utilização com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e 1.381 específicos para utilização com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio.

Aulas mais dinâmicas

Janice Torres informou que, hoje, as escolas públicas estaduais já contam com 882 lousas digitais, das quais 525 foram adquiridas pelo Governo do Estado e outras 357 foram encaminhadas pelo Governo Federal.

“Os equipamentos podem ser utilizados pedagogicamente em todas as disciplinas e contribuem para a aplicação de aulas mais dinâmicas, com o incremento de conteúdos audiovisuais tais como: gráficos, mapas, planos cartesianos, simuladores de experimentos e outros”, informou Janice Torres.

Expectativa

Atuando no ambiente de mídias da escola estadual Cacilda Braule Pinto, localizada no bairro Amazonino Mendes, a pedagoga Vera Lúcia Taveira é participante da formação e diz que as lousas digitais são estratégicas para a garantia de um ensino de maior qualidade.

“Com as lousas digitais, um professor de Geografia, por exemplo, não precisa mais se preocupar com a aquisição e manuseio de mapas, pois a ferramenta tecnológica lhe dá acesso em tempo real a estes e demais recursos. Igualmente os professores de disciplinas como Artes, Matemática, Química e as demais da grade curricular têm acesso a dezenas de aplicativos para facilitar o planejamento e o desenvolvimento das aulas”, citou Vera Taveira.

Vera Taveira ressaltou que a aceitação dos alunos às lousas digitais é grande. “Hoje, os jovens e mesmo as crianças vivem em um ‘mundo interativo’ e poder usufruir dessa interatividade nas escolas é fundamental para o seu desenvolvimento”, concluiu.

Após o término do curso direcionado nesta semana aos educadores da zona leste de Manaus, a Seduc dará seguimento à formação atendendo a professores das demais zonas da cidade. De 10 a 14 de março o curso será oferecido para professores das escolas do Distrito 3 (zona oeste de Manaus), de 24 a 28 de março aos do Distrito 4 (zona centro-oeste), de 7 a 11 de abril aos do Distrito 7 (zona norte), de 28 de abril a 5 de maio aos do Distrito 1 (zona sul), de 19 a 23 de maio aos do Distrito 6 (zona norte) e de 2 a 6 de junho a professores do Distrito 2 (zona centro-sul).