Conciliando arte e educação, escola estadual Roderick Castelo Branco espetáculos teatrais com temas literários na zona leste de Manaus

Grupo de Teatro (escola Roderick Castelo Branco)

Reduzindo a evasão escolar o projeto escolar beneficia mais de cem alunos com oficinas que incluem noções circenses, de representação, dança, teatro de bonecos, figurino e música.

A escola estadual Roderick Castelo Branco, pertencente à Coordenadoria Distrital de Educação 5, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou nesta semana uma apresentação teatral com os espetáculos “A Família Addams” e o monólogo “O Palhaço”. As encenações são interpretadas pelo grupo de teatro da escola, intitulado “Fênix”, que desde 2012 atua transmitindo arte e promovendo a inclusão social.

Criador e coordenador do projeto na escola, Marcus Mattos, professor de Língua Inglesa, conta que a ação escolar, inicialmente, tinha a proposta de facilitar a compreensão da literatura, mas acabou proporcionando bem mais que isso. “Atingi meus alunos bem mais do que imaginava. Eu esperava que eles apenas compreendessem a literatura e a interpretar os livros, não imaginava que eles iriam se interessar tanto a ponto de querer entender o teatro, o comportamento em cena, pesquisar temas para compor histórias. Tudo isso têm contribuído para melhorar a leitura, a escrita, a vivência de mundo, a perda da timidez desses estudantes”, comenta o professor.

Professor Marcus conta que sua experiência em teatro, circo e outras expressões da arte, foi fundamental para a iniciativa em desenvolver esse projeto. “A minha experiência com teatro, inclusive no projeto Criança Esperança, artista de circo, dublagem de filmes e desenhos animados, me impulsionou a sugerir a implantação do teatro na escola e o retorno tem sido bastante positivo”, afirma.

Grupo de Teatro (escola Roderick Castelo Branco)_

Atualmente, o grupo de teatro Fênix, da escola Roderick Castelo Branco, é formado por mais de cem alunos do ensino médio, que a escola atende. Com temas atrativos e diversificados, o projeto é executado durante todo o ano letivo e tem como principal foco a transformação da literatura local, nacional e internacional em leitura viva, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar pelos alunos.

“Procuramos, através do teatro, incentivar o aluno a criar um vínculo com a escola e temos notado que essa proposta tem dado certo, pois os estudantes se comprometem realmente com a arte, além de apresentarem melhoras significativas em relação ao comportamento, disciplina e rendimento escolar, que é um pré-requisito básico para a participação na atividade”, explica Marcus.

Café Cultural – Conciliando a arte com o processo de ensino-aprendizagem, a escola estadual Roderick Castelo Branco desenvolve outro projeto cultural chamado “Café Cultural”, que reúne os alunos uma vez no mês, aos domingos e oferece oficinas de reforço escolar, como práticas de redação, interpretação de texto, aulas de Filosofia, Matemática, dentre outras ações. Durante o ‘Café’, também acontecem as apresentações teatrais do grupo Fênix.

Segundo a gestora da escola, Roseane Vargas Mendonça, o teatro, em parceria com o projeto Café Cultural, tem proporcionado a inclusão social e disciplina aos alunos. “O grupo de teatro, assim como as atividades promovidas no ‘Café Cultural’, tem favorecido a mudança de comportamento dos nossos alunos, bem como para a diminuição da evasão escolar. É muito bonito o nosso trabalho, pois além de contribuir para a melhora do processo de ensino-aprendizagem, ofertamos a arte e a inclusão aos nossos estudantes. É uma energia muito boa”, afirma a gestora.

O grupo Fênix já realizou diversas dramatizações ao longo de sua história, tais como: ‘Harry Potter’, ‘Indiana Jones’, ‘O rei leão’, ‘A Bela e a Fera’ e a mais recente ‘A Família Addams’.

Segundo o coordenador do grupo, para a apresentação do espetáculo “A Família Addams”, protagonizada nesta semana e com a presença do secretário de Educação, Rossieli Soares da Silva, houve um grande empenho dos alunos, que utilizaram, inclusive, o período de recesso escolar, para realizar os ensaios e preparativos finais para o evento.

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Hoje, o grupo atua como uma pequena empresa de teatro, estando dividido em vários módulos responsáveis por toda a produção. Os módulos estão organizados em: circo, representação, dança, teatro de bonecos, figurino e música. Os alunos têm a possibilidade de atuarem em todos os módulos, para adquirirem habilidades diversas. “Passando por cada módulo, o aluno tem a oportunidade de desenvolver seu talento, de adquirir experiência e habilidade”, afirma o professor Marcus.

Novos membros – De acordo com o professor Marcus Mattos, já estão abertas as inscrições na escola para o recrutamento de novos alunos que tenham interesse pelo teatro. O pré-requisito primordial para participação no grupo Fênix, é que o estudante tenha um bom rendimento escolar, o que incentiva, inclusive, o aluno a se esforçar para alcançar boas notas.

Os alunos interessados em fazer parte do grupo de teatro devem realizar suas inscrições na própria escola, devendo optar por realizar as atividades do projeto no contraturno em que estuda.

Aluno do 2º ano do ensino médio e membro do grupo Fênix há um ano, Egilson Tavares, 17, conta que o projeto só o ajudou a concretizar seu sonho de estar próximo da arte. “Sempre me interessei por arte e quando tive conhecimento do projeto, logo me interessei, principalmente por serem abordados temas amplos e variados, o que chama bastante a atenção dos alunos”, pontua o estudante que pretende seguir a carreira na arte circense.


Projetos 2014 –
O espetáculo ‘A Família Addams’ e o monólogo ‘O Palhaço’, interpretado pelo professor e coordenador do projeto Marcus Mattos, é a primeira ação do grupo neste ano, mas a equipe já se prepara para outras dramatizações como a dramatização voltada para a história da Copa do Mundo.