Com ações de voluntariado, estudantes do programa Amazonas Bilingue participam da inauguração da Arena da Amazônia

1

Inseridos no programa “Amazonas Bilingue”, no último dia 9 de março um grupo de 20 estudantes participou da cerimônia de inauguração da Arena da Amazônia por meio do voluntariado. Na ocasião, os jovens que são alunos do ensino médio da rede pública estadual, forneceram informações a jornalistas e ao público em geral.

A participação dos 20 jovens é parte do projeto de ensino e aprendizagem do programa Amazonas Bilingue e busca, além de servir à população com serviços de informação e receptivo ao turista, contribuir com a aquisição do conhecimento e aperfeiçoamento da língua estrangeira.

Além de servir à população com o repasse de informações em língua estrangeira e língua portuguesa, os jovens, conforme relato dos próprios membros do grupo, participaram de forma ativa de um momento histórico para o esporte local, assim como para o Estado.

Karina Souza Bentes, 17, aluna da escola estadual Antônio Maurity e integrante do “Amazonas Bilingue” afirmou que a participação no evento de inauguração da Arena da Amazônia foi marcante. “Foi muito representativo para todos nós, estudantes. Confesso que a expectativa era grande, mas foi muito além do que eu esperava, sobretudo por termos dado nossa contribuição ao evento”, disse.

Estudantes participaram de atividades voluntárias na Arena da Amazônia. Secretário da Seduc, Rossieli Silva, acompanhou o trabaçho dos jovens.

Estudantes participaram de atividades voluntárias na Arena da Amazônia. Secretário da Seduc, Rossieli Silva, acompanhou o trabaçho dos jovens.

Waldecy Batista, 16, aluno do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) também integrou a equipe de jovens do programa que recepcionou a população e profissionais da imprensa local e nacional. Para ele, a participação marcará a vida de cada jovem. “Tenho certeza que todos guardarão com muito carinho essa data e poderemos dizer que participamos ativamente de um momento histórico para o Amazonas”, destacou.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, acompanhou de perto o trabalho dos jovens estudantes durante a cerimônia de inauguração da Arena da Amazônia. Segundo ele, o objetivo do Governo do Estado com o projeto “Amazonas Bilingue” é favorecer o conhecimento e contribuir com a formação dos jovens. “Este é um programa pioneiro no Brasil e que vem sendo cuidado com bastante dedicação por nossa equipe. Por meio o Governo do Estado está levando a quase dois mil jovens da capital e do interior a oportunidade de dominar um segundo idioma, por meio de um curso gratuito que incluiu materiais didáticos e professores qualificados”, ressaltou o secretario

O Programa – Lançado em abril de 2013 pelo Governo do Estado, o programa Amazonas Bilíngue está proporcionando a centenas de jovens a possibilidade de aprender um novo idioma. Desenvolvido na capital e no interior, o programa consiste em um curso de dois anos de duração voltado para alunos do ensino médio da rede pública estadual.

Com aulas aos sábados, abrangendo 200 horas de atividades formativas e contando com material didático específico o curso, vem contribuindo com a formação e aproximando os jovens do sonho de compreender e ter fluência em Inglês.

O programa também vai assegurar aos 20 estudantes com as melhores médias um intercâmbio ao Canadá para aprimoramento da oralidade na língua estrangeira. Em 2014, o curso, como já vinha ocorrendo será oferecido, em 2014, em Manaus e nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

Alunos da escola estadual Francisca Botinelly também participaram da cerimônia, conduzido bandeiras Estadual e Nacional.

Alunos da escola estadual Francisca Botinelly também participaram da cerimônia, conduzindo bandeiras Estadual e Nacional.