Gestores premiados nacionalmente socializam suas experiências de sucesso

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No segundo dia de trabalho do 9o. Encontro Estadual de Gestores Escolares que está sendo promovido ao longo desta semana pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os projetos e experiências de sucesso socializados por escolas públicas que, recentemente, se destacaram nacionalmente no Prêmio Referência em Gestão Escolar.

Com mesa-redonda presidida pela educadora Zita Lago, as experiências pedagógicas e administrativas de destaque foram apresentadas pelas gestoras Sibele Lopes, da escola estadual Luiza Nunes Bezerra (do município de Juara, no Mato Grosso) e Maria Izeneida, gestora da escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima (do município de Itacoatiara, no Amazonas). As duas profissionais foram destacadas respectivamente no último ano como vencedoras Nacional e Estadual do Prêmio Referência em Gestão.

No relato das experiências exitosas de sua escola, Sibele Lopes citou que o ponto de partida foi a realização de um diagnóstico da instituição. “Devemos atribuir o sucesso a um trabalho contínuo que foi iniciado a muito tempo atrás quando a equipe escolar decidiu fazer um diagnóstico da situação da unidade de ensino e onde verificamos que precisávamos avançar bastante. Umas das medidas tomadas pelos professores foi a de criar grupos de estudos onde aqueles que frequentavam a universidade passaram a socializar os ensinamentos absorvidos (na universidade) com aqueles que não a frequentavam”, informou Sibele Lopes.

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A partir desse diagnóstico e do trabalho de estudos em grupo levado muito a sério pelos professores, a gestora relatou que a escola passou a projetar melhorias, firmando parcerias e colocando o aluno e primeiro lugar.

“O resultado foi surgindo. Beneficiando alunos e comunidade o reconhecimento nacional foi a consequência de todo esse trabalho”, concluiu.

Experiência amazonense

A gestora da escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima (de Itacoatiara), professora Maria Izeneide, também socializou as experiências bem sucedidas de sua escola.

Vencedora estadual da última edição do prêmio, a escola – conforme Maria Izeneide – tem um perfil de inclusão, atendendo a alunos especiais, alunos do projeto Avançar (que por algum motivo não frequentam a série escolar adequada à sua idade) e demais públicos. “Procuramos ser uma escola inclusiva e oferecer condições a todos”, apontou.

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“Acredito que o reconhecimento público (do Prêmio de Gestão) é resultado de um trabalho em equipe e corresponde a decisões importantes como a implantação de nosso projeto socioambiental (Agenda 21) que nos aproximou da comunidade, do estímulo à participação de nossos alunos em projetos de iniciação científica (como o Programa Ciência na Escola) e da promoção de parcerias com instituições como órgãos de saúde e conselhos tutelares, que só têm a contribuir com o sucesso escolar”, enfatizou a gestora.

A presidente da mesa-redonda, educadora Zita Lago, concluiu os trabalhos falando sobre a importância da gestão democrática e lembrou que os desafios para se realizar uma gestão educacional de qualidade são grandes, todavia, superáveis. “Se dificuldades temos, força e coragem para enfrentá-las temos muito mais. Essa certeza deve mover cada gestor”, concluiu.