“A gestão escolar influencia diretamente no aprendizado dos alunos”, aponta em palestra Wagner Rezende, doutor pela Universidade de Juiz de Fora

IMG_8716

Buscando levar os gestores educacionais a uma reflexão sobre a influência da gestão no desempenho escolar dos alunos, o professor e doutor Wagner Rezende, ligado Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, foi um dos palestrantes nesta quinta-feira (4) do 9o. Encontro de Gestores Escolares, promovido nesta semana em Manaus pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Enfatizando que as relações interpessoais e o clima escolar influenciam diretamente no aprendizado e desempenho dos estudantes, Wagner Rezende ressaltou que o profissional gestor tem um papel preponderante no processo educativo. “Tradicionalmente se diz que o professor faz toda a diferença no processo de aprendizagem. Esta idéia não está superada, mas a ela foram agregadas outras: hoje podemos dizer que o gestor também faz toda a diferença”, apontou.

Sobre o trabalho à frente da gestão, para que este seja bem sucedido, Rezende apontou três atribuições fundamentais que devem ser levadas em conta. “O gestor educacional deve, no seu dia a dia, estar atento aos aspectos pedagógicos, inter-relacionais e administrativos de sua escola. Todavia, não se pode escolher um destes aspectos como prioridade como alguns fazem. Do contrário, o bom gestor deve cuidar dos três aspectos”, disse.

Outro ponto imprescindível para o sucesso escolar é se colocar em prática uma gestão democrática. “Todavia essa gestão democrática não pode funcionar somente no discurso e, de forma prática, o gestor deve compreender que na essência essa democracia se atinge a partir d descentralização de processos, sem é claro abrir mão das responsabilidades individuais”, lembrou.

Por fim, falando sobre liderança no ofício de educar, Wagner Rezende mencionou que cabe ao gestor buscar o que ele chamou de ‘o caminho do meio’. “Ou seja, o gestor não deve exercer a tolerância excessiva tampouco a rigidez desmedida. Deve procurar o meio termo”, concluiu.

Mesa-redonda e Palestra

O último dia do Encontro de Gestores contou ainda com uma mesa-redonda coordenada pelo chefe da Plataforma Amazônia da UNICEF, Unai Sacona, como o tema “Iniciativa Global pelas Crianças Fora da Escola” e também com palestra sobre “Alimentação Escolar” ministrada pela nutricionista Rossineide Brito.