Com o programa Escola da Terra, Seduc capacita 1,5 mil professores

Em Manaus capacitação é aplicada na Universidade Federal do Amazonas (1)

Com o objetivo de auxiliar as redes municipais de educação no processo de capacitação continuada de professores do interior do Estado o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está viabilizando o programa Escola da Terra. Nesta semana, marcando o início das atividades do programa em 2014, 1,5 mil professores foram capacitados.

A formação foi iniciada na última quinta-feira e encerra-se amanhã, dia 24 de abril, simultaneamente nos 18 municípios amazonenses contemplados pelo programa, sendo eles: Autazes, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Careiro da Várzea, Coari, Iranduba,  Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maraã, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé.

O programa Escola da Terra é uma ação do Governo Federal e no Amazonas é viabilizado por meio de parceria firmada entre a Seduc, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Secretarias Municipais de Educação.

Em Manaus os trabalhos do primeiro ciclo de formação ocorreram na Faculdade de Educação (Faced) da Ufam, contando com a participação de 67 cursistas.

Segundo a representante da Seduc e coordenadora estadual do programa Escola da Terra, Silmar Ferreira, esta será a primeira de uma série de seis encontros. “A formação desta semana terá como tema ‘Agricultura Familiar: Agroecologia e Alfabetização Ecológica na Educação do Campo’. No segmento outros cinco encontros estão programados para acontecer até o final de novembro”, informou.

Silmara Ferreira explicou que na Seduc, a coordenação do programa Escola da Terra está ligada ao Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Secretaria (Deppe/Seduc). “O objetivo principal deste programa é providenciar e colaborar com a formação continuada de professores que trabalham em escolas do campo (rurais) em turmas de ensino fundamental multisseriadas. O programa também contribui com a qualificação dos docentes fornecendo recursos didáticos e pedagógicos que atendam as especificidades formativas das populações do campo e quilombolas”, informou a diretora do Deppe, Vera Lúcia Lima.

Ação Nacional – O programa Escola da Terra é desenvolvido em todo o território nacional sendo coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). O programa é uma das linhas de atuação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) e integra o Programa Nacional de Educação do Campo.