Inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa podem ser feitas até o próximo dia 30

olimpiadas_de_lingua_portuguesa2

No Amazonas, 1.268 professores já se inscreveram na competição educativa realizada em âmbito nacional.

Realizada em âmbito nacional sob iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Fundação Itaú Social tem inscrições abertas até o próximo dia 30 de abril. A competição educativa é coordenada regionalmente pela Secretaria de Estado de Educação e já registra 1.268 professores no Amazonas.

Conforme a técnica da gerência de Ensino Fundamental da Secretaria e coordenadora regional da ação, Francisca França, as inscrições podem ser feitas gratuitamente no portal www.escrevendoofuturo.org.br. “No ato da inscrição, o professor deve indicar sua turma, o gênero escolhido para trabalhar e também a escola em que atua. O professor que leciona em mais de uma escola, se assim desejar, poderá fazer a inscrição individual em cada uma delas, garantindo a participação efetiva de todos os seus alunos”, informou a coordenadora.

Com o tema “O lugar onde vivo”, a competição, segundo Francisca França, tem como finalidade principal a produção textual nos gêneros Memórias, Poemas, Crônicas e Artigos de Opinião. “A temática, é bastante sugestiva e levará o estudante a expor seu pensamento acerca de sua cidade, de seu bairro e até mesmo de sua rua”, explica a coordenadora, ao ressaltar que todos os trabalhos devem ser desenvolvidos no ambiente escolar, precedidos de oficinas textuais organizadas pelos professores.

A competição é estruturada em quatro categorias onde os alunos do 5° e 6° anos do ensino fundamental participam do gênero “Poema”, os do 7º e 8º participam do gênero “Memórias”, os do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano ensino médio trabalharão a produção de “Crônicas”. Já os do 2º e 3º anos do ensino médio trabalharão “Artigos de Opinião”. A produção dos textos será desenvolvida através de oficinas de leitura e produção de textos, organizadas pelos professores durantes as aulas de Língua Portuguesa.

Além dos educadores, a competição mobiliza também os alunos, visto que o professor desenvolve as oficinas do gênero escolhido com sua turma e depois é feita a seleção do melhor texto na escola.

Cada escola tem direito a concorrer em um gênero, obedecendo ao regulamento do Concurso da Olimpíada. Os textos produzidos deverão ser enviados online para a Comissão Municipal, constituindo a 2ª etapa do processo. Ao todo, os textos passarão por cinco etapas.

Nos últimos dois meses a Seduc realizou oficinas de divulgação em escolas públicas estaduais com objetivo de mobilizar professores para participação na atividade.