Concurso estadual “O Amazonas no Compromisso por um Envelhecimento Digno” premia estudantes da rede pública

001

A Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) premiou os estudantes vencedores do I Concurso Estadual sobre o Estatuto da Pessoa Idosa. Com o tema “O Amazonas no Compromisso por um Envelhecimento Digno” o concurso mobilizou alunos de escolas públicas estaduais do Amazonas para uma reflexão sobre a contribuição do idoso para a sociedade.

Realizado pela ALE-AM em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) o concurso estadual foi lançado no segundo semestre de 2013 e buscou difundir junto à comunidade escolar os preceitos contidos no Estatuto do Idoso, levando os mais jovens a refletir sobre a necessidade de assumir o compromisso com um envelhecimento digno no Amazonas.

Ao participar do concurso os estudantes puderam expor suas ideias acerca do tema de forma criativa, inscrevendo-se nas categorias “Música Inédita”, “Paródia” ou ainda “Desenho”.

A representante da Seduc e coordenadora do Centro de Atendimento ao Escolar (Caes), Adriana Boh dos Santos, ressaltou que a intenção da atividade foi sensibilizar a sociedade para a necessidade de maior valorização dos idosos: “É imprescindível sensibilizar os alunos para o respeito para com os idosos. Este é um trabalho de base que nossas escolas procuram realizar”, pontuou Adriana Boh.

A premiação ocorreu na última sexta-feira, no plenário Cônego de Azevedo, na sede da ALE-AM e contou com a presença do governador do Estado, José Melo de Oliveira, que ao receber o certificado de “Amigo do Idoso” ressaltou a importância de ações afirmativas, como o concurso estadual, que estão levando a sociedade a uma reflexão.

O governador mencionou ainda importantes medidas tomadas pelo Governo do Estado em prol de uma maior valorização da pessoa idosa. “O Amazonas é um dos Estados que mais se preocupa com idoso. Os Centros de Convivência da Família e do Idoso é um belo exemplo, funcionando diariamente, com atenção total e uma gama enorme de serviços voltados para essa idade”, citou o governador José Melo.

O concurso teve como vencedores os alunos: Haissa de Freitas Pereira (do Ceti João dos Santos Braga); Jhennifer Rayane Costa de Vasconcelos (da escola estadual Bom Pastor) e Viviane Karen Cruz Pereira (da escola estadual Liberalina Weill). Eles foram os vencedores, respectivamente, nas categorias “Música Inédita”, “Desenho” e “Paródia”.

Vencedora da categoria música inédita, a estudante Haissa de Freitas, comentou como foi o processo de concepção da sua obra. “Sempre gostei de escrever e quando decidi participar do concurso busquei inspiração nos meus avós. Estou bastante feliz pelo resultado”, disse a aluna.

Representando a Seduc, a secretária adjunta de Educação da Capital, Nazaré Vicentim, participou do evento.