Secretaria de Estado de Educação tem novos Secretários Adjuntos

SITE 01

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) passa a contar a partir desta semana com uma nova composição em seu quadro de secretários adjuntos. As nomeações foram autorizadas pelo governador do Estado, José Melo.

Com o objetivo de potencializar as ações da Seduc nos segmentos de gestão administrativa da rede pública estadual, foram nomeados para o cargo de Secretário Executivo Adjunto de Gestão o professor José Augusto de Melo Neto; para o cargo de Secretário Adjunto do Interior o professor Algemiro Ferreira de Lima Filho e para o cargo de Secretária Adjunta Pedagógica, a professora Oceania Rodrigues Dutra.

Na nova composição, José Augusto de Melo Neto, agora secretário executivo adjunto de Gestão, vinha exercendo desde 2007 a direção do Centro de Mídias de Educação do Amazonas. A recém empossada secretária adjunta Pedagógica, Oceania Rodrigues Dutra, vinha exercendo desde o ano passado o então cargo de secretária adjunta Interior.

A Secretaria Adjunta Pedagógica, que a passa a ter Oceania Rodrigues Dutra como titular, vinha sendo exercida desde 2012 pela professora Magaly Portela.

O novo secretário adjunto do Interior, Algemiro Ferreira Lima, também tem uma longa trajetória na Educação Estadual, tendo exercido funções de gestor escolar, diretor do Departamento de Políticas e Programas Pedagógicos e de coordenador do Distrito 5 em Manaus.

O secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, informou que a nova equipe tem a missão de contribuir com a gestão pública estadual projetando melhorias no campo administrativo e pedagógico.

A rede pública estadual de educação do Amazonas atende a aproximadamente 530 mil alunos, conta com 560 escolas nos 61 municípios do Estado e aproximadamente 26 mil servidores, sendo 18.373 professores.

Completando a equipe de secretários da Seduc, o órgão tem como Secretária Executiva, a advogada Calina Mafra Hagge.

Formação e Trajetória dos novos secretários adjuntos:

José Augusto de Melo Neto (Secretário Executivo Adjunto de Gestão)

Augusto

José Augusto de Melo Neto é natural de Manaus, casado e pai de duas filhas.

Atua na área educacional desde 1992. É graduado em Letras, com Especialização em Informática na Educação e Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Cursou também MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas com módulos nos EUA (Ohio University) e Portugal (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE).
É membro da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, da Sociedade Brasileira de Computação – SBC e do Project Management Institute – PMI.

É autor do livro “Tecnologia Educacional: Formação de Professores no Labirinto do Ciberespaço” (2007), e um dos autores do livro “Educação a distância: o estado da arte, volume 2″ (2011).

Participou de intercâmbio acadêmico-cultural no Japão em 2005 e esteve presente duas vezes na Cúpula Mundial de Inovação para a Educação (World Innovation Summit for Education – WISE), em 2010 e 2011, no Qatar.

Participou também de eventos internacionais de tecnologia da informação como a INFOCOMM, nos Estados Unidos, e a CEBIT, na Alemanha.

Trabalha desde 2000 na sede da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas – SEDUC/AM, onde passou pelos Departamentos de Políticas e Programas Educacionais (2000 a 2003) – DEPPE – e de Gestão Escolar (2003 a 2007) – DEGESC, quando então assumiu a Diretoria do Centro de Mídias.

Durante sua gestão neste Departamento, entre 2007 e 2013, o projeto de ensino com mediação tecnológica recebeu 11 premiações, sendo 8 em nível nacional e 3 internacionais, nas áreas de inovação no uso da tecnologia, de inclusão digital e de gestão de resultados.

Oceania Rodrigues Dutra (Secretária Adjunta Pedagógica)

oceania1

Oceania Rodrigues Dutra é natural do município de Manaus.

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é pós-graduada em Metodologia do Ensino Educacional pelo Centro Educacional La Salle de Ensino Superior e pós-graduando em Gerontologia pela Ufam.

Professora Oceania é concursada da rede estadual de ensino, tendo exercido diversas funções, dentre as quais, Coordenadora do Curso de Licenciatura Curta em Educação Física no Pólo de Coari (1998); Coordenadora de Educação Física na Unidade da Alvorada/Seduc (1990 a 1995); Gestora das escolas estaduais Professor Nelson Alves Ferreira (1999 a 2002) e Major Silva Coutinho (2003 a 2005) e, em Manaus, Coordenadora do Distrito Educacional 02 (2005 a 2012).

Destacou-se também como Coordenadora de Educação Física do Estado do Amazonas (1981 a 1983/Sedam) e como Fundadora e Membro da Comissão de Implantação do Conselho Regional de Educação Física da Região Norte (1990).

Desde 2013 vinha exercendo o cargo de Secretária de Educação Adjunta do Interior.

Algemiro Ferreira de Lima Filho (Secretário Adjunto do Interior)

Algemiro

Algemiro Ferreira de Lima Filho, 43 anos, é solteiro e pai de três filhos.

Atua na área de educação desde 1993.

É graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas e pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Atua na Secretaria de Estado de Educação desde 2004.

Em sua trajetória profissional na Educação atuou como professor e posteriormente como gestor da escola estadual Isaac Swerner. Foi gestor, ainda, do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre.

Na Seduc, dirigiu o Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), foi Coordenador do Distrito 5, na capital, e assessor de gabinete da Seduc.