Com apoio da Seduc, Conselho de Educação Escolar Indígena do Amazonas realiza assembleia

IMG_1245

Na atual gestão da Seduc, por decisão do Governo do Estado, Conselho de Educação Escolar Indígena ganhou autonomia normativa.

Com o apoio e participação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi realizada, em Manaus, a primeira assembleia ordinária do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas (CEEI).

Por decisão do Governo do Estado, por intermédio da Seduc, o CEEI tornou-se um dos únicos no Brasil com autonomia normativa. A autonomia foi adquirida por meio do Decreto Estadual 33.406 de 18 de abril de 2013.

A reunião foi realizada no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, localizado na Rua Leopoldo Peres, bairro de Educandos e reuniu lideranças indígenas de diversas etnias e regiões do Amazonas, além de técnicos em educação do setor público.

O líder indígena e representante da Organização Geral de Professores Tikunas Bilíngues, Sansão Ricardo Flores foi um dos participantes da assembleia e destacou avanços no sistema educacional. “Um importante avanço é a autonomia normativa do Conselho (CEEI), que existia há 15 anos, mas que só recebeu esta condição administrativa agora, recentemente. Destacamos também a criação e iniciativas desenvolvidas pela gerência de Educação Escolar Indígena da Seduc”, afirmou.

Participando da reunião, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, recebeu as demandas referentes à Educação Básica apresentadas por alguns líderes e falou sobre o compromisso do Estado em assegurar maior autonomia aos povos e, no âmbito da Educação, atuar com medidas concretas em benefício da população indígena do Amazonas.

“Dialogamos e ouvimos as lideranças e nos prontificamos, enquanto Governo do Estado, a reafirmar no âmbito da educação estadual a importância dos povos indígenas, propondo ações concretas de combate a todas as formas de pré-conceito e estudando maneiras de atender às reivindicações existentes”, disse na ocasião o secretário da Seduc.